Durante as comemorações dos 32 anos do PT em Brasília, Renée France de Carvalho autografou seu livro "Uma vida de lutas", no qual conta sua militância política e mostra, do ponto de vida da mulher, os difíceis anos na clandestinidade e no exílio. No livro, Renée relata sua infância e adolescência na França, sua participação ativa na Resistência francesa, a militância no Partido Comunista Brasileiro, os tempos do golpe militar de 64, quando chegou a ter o marido – Apolônio de Carvalho – e os filhos René e Raul presos simultaneamente.

Na fila de autógrafos, Renée reencontrou antigos militantes petistas, dirigentes partidários, intelectuais e amigos.  A neta  Maithé entregou o livro autografado para a presidente Dilma Rousseff.

Renée falou com a redação do portal FPA sobre sua satisfação com o lançamento e a expectativa com os novos lançamentos que devem ser marcados para breve.

Sobre o processo de elaboração do livro
“Foi bastante trabalhoso, muitas entrevistas. Tudo ficou muito bonito: a capa, o interior da capa. Agradeço a todos da Fundação o esforço para publicar o livro." Renée disse também que o livro é dedicado a Apolonio, aos filhos e aos netos.

Sobre o livro
“o livro mostra um pouco da história que muita gente não conhece, foram épocas que marcaram o mundo, as frentes populares, a guerra, a resistência dos povos ocupados. O Apolonio teria ficado muito feliz de me ver decidida a falar e de ver o livro publicado, porque ele me conheceu como uma pessoa tímida.”

Sobre os 32 anos do PT
“Estou muito feliz, foi um ato bonito e gostei muito do discurso da Dilma (Rousseff), da mensagem do Lula e da homenagem ao Apolonio”

Para conhecer e adquirir o livro, visite o
site da Editora Fundação Perseu Abramo

 

 

 

 

 

Foto: Mário Agra – JR Neto – Divulgação PT Nacional

 

Atualizado em 17/2/2012, às 10:50