O Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Educação da Fundação Perseu Abramo lança no dia 10 de maio o Caderno Temático do NAPP Educação e inicia seu ciclo de painéis para ampliar o debate nacional sobre a reconstrução e transformação do Brasil pós golpe 2016, apontar a prioridade de ações, iniciativas, proposições políticas e de mobilização social capazes de retomar a educação como pilar para o alcance dos objetivos e das finalidades da república. O evento será com transmissão ao vivo pela internet, às 19 horas.

A primeira mesa, no dia 10 de maio, irá abordar o desmonte neoliberal: impactos na educação nacional e desafios para reconstruir e transformar. Com mediação de Carlos Abicalil e relatoria de Fátima Lima, este painel irá ouvir Mônica Bufon, André Lemes, Lucília Augusta Lino, Naomar Almeida Filho, Cleber Santos Vieira e Macaé Evaristo.

O primeiro painel visa atualizar um diagnóstico da educação básica e superior em âmbito nacional – em suas distintas etapas modalidades – as principais marcas de incidência das políticas pós golpe e os principais efeitos do enfrentamento à pandemia Covid-19 indicando os desafios mais relevantes e estratégias de superação.

Mônica Bufon é secretaria de juventude da Contag. André Lemes é mestre em Educação, foi Diretor de Extensão da FURG, secretário municipal de Rio Grande e presidente da UNDIME RS. Lucília Augusta Lino é diretora da Anfope, professora do PPGEDU da UERJ. Naomar Almeida Filho é titular da Cátedra de Educação Básica do IEA USP, foi Reitor da UFBA da UFSB. Cleber Santos Vieira é professor doutor docente na UNIFESP, Presidente da ABPN. Macaé Evaristo é vereadora em Belo Horizonte (MG), foi secretaria municipal, secretaria de estado de educação e titular da SECADI MEC.

 

Painel 2

No dia 12 de maio, a segunda mesa do painel irá discutir “Educação de Trabalhadores/as, Profissional e Tecnológica, CT&I: resistência e transformação” e pretende debater a garantia de educação para toda população, consideração específica das relações com as juventudes da cidade e do campo , com o mundo do trabalho e suas transformações, com a produção de científica e tecnológica, com o desenvolvimento humano e a soberania nacional.

Participam deste painel, Hugo Almeida, diretor de Relações Institucionais da UNE, Maria Raquel Caetano, professora doutora do IFSul – campus Sapucaia do Sul (RS), Almerico Lima, educador popular, professor da UFRB e da REDEEPT da Bahia, Luiz Antônio Elias, economista, foi Secretário Executivo do MCTI, coordenador do NAPP CT&I FPA, Rosane Bertotti, secretaria Nacional de Formação da CUT, diretora executiva da Contraf Brasil e Maria Margarida Machado, doutora em Educação, professora da UFG, Membro do Fórum Goiano de EJA. A mediação será de Jessé Felipe e a relatoria de Celi Tafarel