13 de agosto, um número muito carregado de história e luta. Nesta triste terça-feira (13), perdemos Athos Pereira. Jornalista natural de Goiás, militante contra a ditadura militar genocida, atuante nas variadas batalhas em defesa da democracia e da construção do Partido dos Trabalhadores, o companheiro Athos nos deixa com a responsabilidade de respeitar seu legado e história de lutas.

Considerado “uma das vozes mais influentes na defesa da liberdade e da justiça social em Goiás, Athos Pereira dedicou sua vida à luta por um Brasil mais justo e democrático. Durante os anos de repressão, foi um incansável defensor dos direitos humanos, sendo obrigado a se exilar para escapar da perseguição política. No exterior, em países como Chile, México e Bélgica, continuou sua trajetória como autodidata, se tornando um grande intelectual da esquerda brasileira”.

Athos era uma figura muito querida e doce, também era irmão de Hamilton Pereira, o poeta Pedro Tierra, ex-presidente da Fundação Perseu Abramo e também incansável parceiro das lutas do povo brasileiro. Nossa enorme solidariedade!

A diretoria da Fundação Perseu Abramo se une às demais entidades e organizações que hoje lamentam a morte de nosso companheiro. Que neste momento de luto e saudade sua família e amigos tenham a certeza da importância e grandeza deste homem chamado Athos Pereira.