O presidente Alberto Fernández reuniu-se na quinta-feira, 3, com o Vladimir Putin, em Moscou. No encontro, o argentino agradeceu à Rússia pelo apoio para o enfrentamento da pandemia, “quando as vacinas eram escassas”. Ele comentou que a Argentina precisa “deixar de ter uma dependência tão grande do Fundo (Monetário Internacional) e dos Estados Unidos” para abrir interlocução com outras nações e organismos.

“A Rússia é um país muito valorizado pela forma como veio em nosso auxílio quando surgiram as vacinas para combater o coronavírus, em plena pandemia”, lembrou Fernández. “Eles estavam lá quando o resto do mundo não estava nos ajudando com vacinas”, acrescentou.

Putin felicitou a Argentina pelo sucesso na campanha de imunização contra a covid. Ele sublinhou que no último ano houve crescimento da economia. E afirmou que há muitos campos em que as duas nações possam melhorar a cooperação. O presidente da Rússia ressaltou que “há muito potencial no comércio” entre seu país e a Argentina. •