Batizada com o nome de Marco Aurélio Garcia, a conferência reunirá em Brasília, nos dias 8 e 9 de dezembro, os pré-candidatos e pré-candidatas do PT às eleições municipais

O município é onde vivem as pessoas, onde se estabelecem as relações com o trabalho, o transporte, o meio ambiente, o espaço urbano, a saúde e a educação. O Partido dos Trabalhadores tem deixado sua marca nas gestões municipais a partir de dois grandes eixos: inversão de prioridades em benefício dos trabalhadores e excluídos e participação popular.

Em 2012, o PT chegou a eleger 638 prefeitos de cidades brasileiras de todos os estados da federação. 

Os ganhos em políticas públicas para os cidadãos brasileiros foram interrompidos a partir de 2016, com o golpe que sofreu a ex-presidenta Dilma Rousseff. Em 2020, a legenda, que tem Gleisi Hoffmann como presidente, mesmo com incessante campanha diária na imprensa corporativa contra o partido, conseguiu eleger 183 prefeitos – um saldo negativo de 71 prefeituras com relação ao período anterior. 

O Brasil está a um ano da disputa eleitoral que elegerá chefes do Executivo em 5.568 municípios, além de quase 60 mil vereadores.  São mais de 150 milhões de eleitores brasileiros aptos a votar no próximo pleito – primeiro turno será em 6 de outubro de 2024. O segundo, nas cidades em que haja necessidade, em 27 de outubro.

De olho em 2024, para discutir projetos políticos de forma coletiva, ouvindo caravanas de dirigentes, assessores e parlamentares de todo o país, o  Partido dos Trabalhadores vai realizar, nos dias 8 e 9 de dezembro, em Brasília, a Conferência Eleitoral PT 2024 Marco Aurélio Garcia , em parceria com a Fundação Perseu Abramo.

Durante os dois dias de atividades no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, cerca de 3.000 dirigentes, lideranças, vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas, pré-candidatos e pré-candidatos participarão de palestras, grupos de trabalho, atividades de economia solidária e criativa e exposições culturais. A Conferência Eleitoral PT 2024 Marco Aurélio Garcia terá um total de 20 mesas de debate. A programação do dia 8 e do dia 9 já está disponível. As inscrições já foram encerradas.

O presidente Lula já confirmou presença durante a abertura oficial da Conferência Eleitoral que será realizada no dia 8 de dezembro. Também já estão confirmadas as participações de Janja da Silva e dos ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) nas mesas de debates que ocorrerão durante os dois dias do evento.

Na sexta-feira, 8 de dezembro, primeiro dia do evento, estão programados debates, palestras e exposições que são atividades de cunho formativo, organizados pela Fundação Perseu Abramo. “Quero fazer um reconhecimento da gestão da Fundação que sob a liderança do Paulo Okamoto que está investindo 100% na formação”, ressaltou Gleide Andrade, secretaria nacional de Finanças e Planejamento do PT. A programação completa organizada pela FPA está disponível no site da instituição, com destaque na página principal. 

Modo Petista de Governar

O PT tem deixado sua marca nas gestões municipais a partir de dois grandes eixos: a inversão de prioridades em benefício dos trabalhadores e excluídos e a participação popular. O Modo Petista de Governar é fruto das estratégias e políticas do partido, das experiências de governo em diferentes esferas públicas, do diálogo com a sociedade e especialmente com os movimentos sociais.

Assim, a Conferência Eleitoral PT 2024 parte dessa história construída a muitas e diversas mãos para propor novas e ricas experiências de gestão para os municípios de norte a sul do país. 

O evento é mais uma ação do partido na construção da estratégia eleitoral para as eleições municipais de 2024, fundamentais para as consolidações de políticas sociais, inclusão e desenvolvimento econômico, resgatadas desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse.

O Modo Petista de Governar é fruto das estratégias e políticas do Partido dos Trabalhadores, das experiências de governo em diferentes esferas públicas, do diálogo com a sociedade e especialmente com os movimentos sociais.

Assim, a Conferência Eleitoral PT 2024 parte dessa história construída a muitas e diversas mãos para propor novas e ricas experiências de gestão para os municípios de norte a sul do país.

Formação e Informação

“A ideia é que a gente possa fazer uma imersão com nossos pré-candidatos e pré-candidatas para que todos saiam munidos de mais informação e também de mais formação sobre o que é o PT, qual é o papel de um candidato, como montar seu programa de governo, como fazer essa estratégia de comunicação, desde a pequena até a maior cidade. É um mix de atividades”, anunciou a dirigente Gleide Andrade, em entrevista ao Jornal PT Brasil da TVPT. Ela enfatizou a prioridade do partido de formar o time para a disputa e eleger o maior número de prefeitos e vereadores.

A conferência terá grande ato de abertura com o presidente Lula no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. “Queremos fazer um ato muito bonito para que todos possam ver o nosso presidente, os nossos ministros e ministras, a nossa direção do PT e queremos a presença de todos os prefeitos que temos hoje”, salientou Gleide, ao lembrar que coordenadores de campanha também estão convidados a participar da conferência.

Programação

A programação da conferência na sexta-feira (8/12) inicia com o credenciamento dos participantes, seminário internacional e abertura com a manifestação do presidente Lula e de Gleisi Hoffmann. O encontro será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

No sábado, dia 9, a programação prossegue com feira de economia solidária, atividades artísticas, exposição fotográfica sobre o modo petista de governar, discussão sobre comunicação, planejamento de campanha, experiências de gestões municipais, programa de governo, debates setoriais e encerramento com apresentação de relatório de grupos temáticos. Além disso, haverá um show de encerramento: o grupo Olodum se apresentará com a bateria da Mangueira, tradicional escola de samba do Rio de Janeiro.

O credenciamento ocorrerá das 9h às 17h do dia 8 de dezembro na Ala Oeste do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, que fica localizado no Eixo Monumental, no Setor de Divulgação Cultural, próximo a região hoteleira e da Esplanada dos Ministérios e dos principais pontos turísticos da capital. 

Na página oficial do evento, o PT disponibilizou uma lista de informações úteis, com pesquisa de serviços e produtos mais acessíveis para que todos possam participar. O traslado e hospedagem no Distrito Federal é de responsabilidade de cada participante. •