Livro de Antonio Candido
Sinopse: Testemunho de amizade, este livro resgata a trajetória compartilhada por dois intelectuais engajados nos embates do seu tempo.

Dados técnicos
Editora: Fundação Perseu Abramo
ISBN: 8586469424
Páginas: 80
Ano: 2001
Edição: 1ª
Lingua: Português
Peso: 110 gramas


ESGOTADO


Autor: CANDIDO, Antonio
Sinopse
Testemunho de amizade, este livro resgata a trajetória compartilhada por dois intelectuais engajados nos embates do seu tempo. Constitui a memória da relação emblemática entre Antonio Candido e Florestan Fernandes, que abraçaram o socialismo na esperança de que, por meio dos trabalhadores e dos humildes, o Brasil supere a exclusão e a injustiça social.

Apresentação
Testemunho pungente e evocação de amizade, os textos aqui reunidos resgatam meio século de laços e vínculos de uma trajetória compartilhada por dois intelectuais militantes engajados nos embates do seu tempo.

“A geração à qual pertenço não seria a mesma sem a sua presença e influência. Eu mesmo não seria o mesmo se a vida não me pusesse em contato com Antonio Candido, o seu carinho, a sua severidade íntegra, a sua modéstia e orgulho intelectual – enfim, a sua personalidade de educador, que se irradia irresistível, como uma exigência de perfeição e de compromisso crítico”, diria Florestan sobre aquele que chamou de “mestre exemplar” e “humanista visceral, polido e radicalizado pela prática socialista”.

Este livro constitui a memória e o balanço da relação emblemática e fecunda entre Antonio Candido e Florestan Fernandes, companheiros fraternos que abraçaram o socialismo na esperança de que, por meio dos trabalhadores e dos humildes, o Brasil possa superar suas tragédias de exclusão e injustiça social.

Vladimir Sacchetta