Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Junho de 2008. Número 04.

CSBH EM NOTAS



Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS

 

 

Pere Petit. A esperança equilibrista – a trajetória do PT no Pará. São Paulo: Boitempo Editorial, 1996. 262 p.
O historiador catalão Pere Petit aborda, neste livro, a trajetória do Partido dos Trabalhadores no Pará a partir de uma perspectiva que revela a importância da ação individual dos militantes para a construção de um prejeto coletivo. Radicado na cidade de Belém e atualmente professor da Universidade Federal do Pará, Petit, que ocupa ao mesmo tempo a posição de observador e participante do movimento relatado, procura demonstrar como a participação dos setores progressistas da Igreja Católica, organizações de ex-militantes da esquerda revolucionária e dirigentes de sindicatos urbanos e rurais contribuíram para a formação de uma alternativa eleitoralmente viável em relação às velhas oligarquias que controlavam o poder no estado. A avaliação dos resultados eleitorais e as administrações petistas no Pará apontam para um partido cada vez menos paulista e cada vez mais nacional.
 
 
 
 
 
 

Ricardo Kotscho. Explode um novo Brasil – Diário da campanha das Diretas. São Paulo: Brasiliense, 1984. 151 p.

O livro do jornalista Ricardo Kotscho reúne crônicas dos dias que antecederam a votação da "Emenda Dante de Oliveira" no Congresso Nacional no ano de 1984. Embora a Emenda que previa o retorno das eleições diretas para presidente do Brasil tenha sido derrotada em plenário, o movimento que a envolveu ganhou proporções gigantescas e aglutinou multidões em torno da campanha das Diretas Já. Com uma sensibilidade atuante, as descrições do jornalista dão uma clara mostra do ambiente que tomou as ruas do país e das articulações políticas no esforço de aprovar a emenda. O prefácio de Ulisses Guimarães é contundente: "O batismo é do povo. Leia este livro. Assim verificará que, mais uma vez, o povo tem razão."
 
 
 
 
 
 
 

Ana Tortajada e Natza Farré. Por fin, Brasil – un viaje al país de Lula . Barcelona: Lumen. 2003. 396 p.

A eleição de Lula em 2002 despertou a curiosidade de Ana Tortajada e Natza Farré. Neste livro, as espanholas relatam como a viagem que fizeram pelo Brasil em busca de entrevistas com membros do governo e integrantes de movimentos sociais desconstruiu a imagem estereotipada com a qual elas haviam chegado no Brasil. Fascinadas pela diversidade cultural e social de um país que vai muito além do carnaval, futebol e da selva amazônica, as autoras apresentam para o mundo a complexidade de um povo que acabara de fazer "da esperança um dever de todos".

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Resumo: "A divulgação da proposta preliminar de governo do Partido dos Trabalhadores em junho de 2001 obteve ampla repercussão na mídia, em particular na imprensa escrita. Os discursos da imprensa produziram, a partir da leitura do programa, o sentido de que o PT estaria se aproximando do discurso neoliberal. Alguns atores sociais ‘leram’ o programa como uma mudança de postura política do partido e chegaram a afirmar que o partido teria adotado uma atitude mais “moderada”, menos “agressiva”. Tal mudança é explicada pela imprensa de duas maneiras. A primeira é que esta alteração de postura ideológica seria uma estratégia de marketing, uma tática eleitoral, e a segunda é a de que o partido teria abandonado suas convicções ideológicas e se aproximado do discurso da direita, ou do discurso neoliberal. O PT, por sua vez, nega a mudança de postura (a idéia de um PT mais light), mas aceita a afirmação de que o partido amadureceu, está mais experiente em relação à década de 1980. O presente trabalho, inscrito nos preceitos teóricos da Análise do Discurso, analisa alguns aspectos da polêmica gerada a partir da divulgação do programa de governo do Partido dos Trabalhadores. O objetivo foi o de analisar, do ponto de vista lingüístico, como a mudança foi enunciada pela imprensa, por um lado, e pelo partido, por outro, a partir da análise do simulacro produzido pela imprensa das propostas de governo do PT. Foram analisadas, particularmente, propostas que dizem respeito a quatro temas: ALCA, desemprego, dívida externa e aliança política."

 

OBJETIVA DO CENTRO

 

(Jesus Carlos/ Fundo Em tempo)

Rosario Ibarra de Piedra, candidata a presidência pelo Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PRT)
nas eleições mexicanas de 1982, discursa em ato contra a fraude eleitoral

(Jesus Carlos/ Fundo Em tempo)


Protesto contra a fraude eleitoral convocada pelo PRT e outras organizações nas eleições mexicanas de 1982

 
(Jesus Carlos/ Fundo Em tempo)

Lênin é retratado em mural de Diego Rivera "El hombre contralor del Universo"

(Jesus Carlos/ Fundo Em tempo)


"El hombre contralor del Universo" de Diego Rivera, localizado no Palácio de Belas Artes, na cidade do México.

As fotografias de Jesus Carlos foram produzidas em 1982
 
MEMÓRIA COLETIVA

 

 

TEMOS UM GANHADOR!
Henrique Gurgel, 44 anos, acertou 5 nomes da foto acima e foi premiado pelo CSBH com um exemplar da Revista Perseu: História, Memória e Política. O exemplar já pode ser retirado na sede da Fundação Perseu Abramo.

Na foto da passeata ocorrida em São Paulo em apoio a Lula na campanha de 1989 estão: (da esq. para dir.) Paulo Azevedo, Muna Zein, José Genoino, Rui Falcão, Luiza Erundina, Francisca da Silva e João Amazonas.

 

Lembramos que as fotos das duas primeiras Edições do CSBH EM NOTAS ainda não foram identificadas.

As pistas para o Memória Coletiva devem ser enviadas ao endereço:

 

 
 
Expediente


Edição e Redação: Gláucia Fraccaro e Vinícius Ghizini
Equipe do CSBH:
Aline Fernanda Maciel, Carlos Henrique Metidieri Menegozzo, Cleudenice Machado Pólvoa, Dainis Karepovs, Gláucia Fraccaro, Mário Fernandes Ramires, Melissa Lourenço Machado, Patrícia Rodrigues da Silva, Vinícius Ghizini, Wellington Lopes Goés.