CSBH em Notas – nº 17 (julho de 2009)
Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Julho de 2009. Número 17.
Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
ESTAS OBRAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA
Bolívar Lamounier. Da Independência a Lula: dois séculos de política brasileira. São Paulo: Augurium Editora, 2005, 320 p. A história política do Brasil desde o século XIX até os dias de hoje é abordada, neste livro, a partir da análise de conjunturas que permearam as instituições democrático-representativas neste período. O aperfeiçoamento da democracia e da representatividade são discutidos sob o pressuposto de que a democracia brasileira evoluiu e se organizou na esfera do voto, mas ainda permanece débil em aspectos do sistema eleitoral e vulnerável à corrupção. Assim, após retratar cronologicamente as sucessões presidenciais, o autor discute, nos dois últimos capítulos, a necessidade de uma reforma política.
Villas-Bôas Corrêa (Org.) e outros. O País que nós queremos – Constituinte: roteiro do futuro. Rio de Janeiro: Salamandra, 1985. 143 p. O livro do cientista político Benedito Tadeu César, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trata de pesquisas e discussões acadêmicas sobre o Partido dos Trabalhadores. Seu estudo consiste em analisar o lugar do partido após a reestruturação do mundo do trabalho, que resultou na pluralidade de classes e em outras formas de organização dos trabalhadores. Para a realização da obra, o autor pesquisou os militantes do PT, analisou documentos, estudou encontros nacionais e campanhas políticas nacionais e regionais. O resultado é um livro polêmico que promete instigar seus leitores.
Eloisa Winter Nascimento. PT: Impasses da esquerda no Brasil. Tese de Doutorado em Sociologia, Universidade de São Paulo, 1999. Resumo: "A proposta deste estudo é pensar a estruturação das forças de esquerda no Brasil de então e os impasses que elas enfrentaram na construção de uma proposta político-econômica, que fosse capaz não apenas de quebrar a hegemonia neoliberal vigente, mas também de apontar para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Precisar o que é a esquerda no Brasil nunca foi uma tarefa fácil, tanto pela heterogeneidade das forças que a compõem como pelo fato da designação ter sido alvo de manipulação das forças no poder que, em algumas conjunturas, atribuiam essa designação a qualquer postura de oposição. Na busca de condições efetivamente mais igualitárias, surgem diferentes movimentos e partidos políticos que identificam na relação de exploração baseada na propriedade privada dos meios de produção a razão da reprodução das condições de miséria de significativa parcela da população. Fundado em 1979, o Partido dos Trabalhadores (PT) se afirmava como um partido socialista. Nessa condição expressava tanto o amadurecimento político dos trabalhadores organizados como agregava diferentes formas de enfrentamento político. Com essa configuração, o partido vinha se colocando como presença importante nas diferentes frentes de luta social, bem como tinha extrapolado suas bases sociais em termos de reconhecimento político. Assim, embora não fosse o objetivo deste trabalho fazer uma historiografia do partido, a compreensão dos impasses que enfrentava nos remete necessariamente a esse processo em que imprimiu suas características, bem como delineou seus possíveis desdobramentos".
AS FOTOS AQUI REPRODUZIDAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA (Acervo CSBH)
Lula, Benedita da Silva e Jorge Bittar em visita a unidade da Petrobras durante a campanha presidencial de 1994 (Ennio Brauns/Acervo CSBH)
(Ennio Brauns/Acervo CSBH)
ESTAS OBRAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA
Ajude o CSBH a identificar o acervo iconográfico!
Quem está na mesa do II Congresso da Mulher Paulista?
(Jesus Carlos/Acervo CSBH)
As pistas devem ser enviadas ao endereço: memoria@fpabramo.org.br
Na certidão de nascimento assim estava escrito: Em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, um domingo, às 11:30 horas, foi fundado o Partido dos Trabalhadores. A tomada do plenário captada pelas lentes do fotógrafo Juca Martins – a quem agradecemos a gentileza de permitir a utilização dessa sua imagem em nosso boletim – , no Colégio Sion, registra um retrato instigante das muitas histórias e pessoas que participaram da fundação do PT. Com o objetivo de estabelecer a lista dos presentes no momento inaugural do partido, o CSBH pede aos leitores do nosso boletim CSBH EM NOTAS e aos militantes que nos ajudem a reconhecer e a contatar as pessoas registradas por Juca Martins nesta foto:
(Juca Martins/Olharimagem)
Para ajudar na busca, observe o destaque da foto: (Juca Martins/Olharimagem)
As informações podem ser enviadas para memoria@fpabramo.org.br
|