Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.


 

 

 

Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.


LEITURAS

Rodrigo Freire de Carvalho e Silva. O Partido dos Trabalhadores (PT) no Brasil e o Partido Socialista (PSCH) no Chile: A transformação da esquerda latino-americana. Tese de doutorado em Ciências Sociais, Universidade de Brasília, 2009, 363 p.

Resumo: “Esta tese tem como objetivo fazer uma análise do processo de transformação da esquerda contemporânea na América Latina. Para isto, usará da teoria organizacional dos partidos políticos para fazer uma análise da trajetória de dois partidos políticos da região, o Partido Socialista do Chile (PSCh) e o Partido dos Trabalhadores (PT) do Brasil. (…)”

Link para a tese: http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6679


DO CSBH

Nova doação retrata as esquerdas na fundação do PT

No final de 2010 o CSBH incorporou um novo acervo, doado por Ricardo Gebrim, ex-integrante da Secretaria de Relações Internacionais do PT. O conjunto, composto por cerca de 12 caixas-arquivo de documentação textual produzida entre o final das décadas de 1960 e 1980, retrata a atuação de vários movimentos sociais e organizações de esquerda na luta contra a ditadura e no processo de formação e consolidação do PT. Seu conteúdo diverso reflete a complexa composição do arquivo, que reúne, além de documentos do próprio doador, acervos recebidos por ele de vários militantes e organizações. Merece destaque o material referente à Ação Popular Marxista Leninista: contemplando todo o período de existência da APML (1971-1981), o conjunto é abundante em registros que refletem o debate político interno da organização.
 


Capa do boletim da APML, reeditado em 1979

 


PT – SEUS CARTAZES

Em fevereiro de 2010 o Partido dos Trabalhadores completou 30 anos de existência.

Nesta trajetória de três décadas, que se iniciou quando já eram mais que perceptíveis os estertores da ditadura militar, na segunda metade da década de 1970, e que culmina com os oito anos do Governo Lula, os cartazes sempre foram um elemento importante no diálogo do PT com os brasileiros.

A crescente predominância do discurso visual no diálogo com as massas é uma característica de nosso tempo, da qual o PT é partícipe e protagonista. Assim, desde quando se discutia a criação do Partido dos Trabalhadores, já havia uma permanente preocupação no sentido de que fossem elaborados instrumentos de comunicação com um grande contingente da população brasileira que tinha a convicção de que se fazia necessário renovar os ares da esfera pública do país e deixar no passado um modo de fazer política que excluía a imensa massa da população do Brasil. Esta renovação sonhada por um grande número de brasileiros e efetivada no PT teve uma manifestação concreta nos temas e na forma como ela era apresentada. E esta novidade que tomou ares de realidade permanente e insubstituível a partir do momento em que começou a transformar em realidade suas propostas, através de políticas públicas inovadoras e transformadoras e que atendiam às aspirações da imensa maioria da população brasileira em sua ânsia de superar a miséria e construir um país à altura de seus ideais. Toda esta trajetória de três décadas produziu um enorme acervo iconográfico que sintetiza a história do PT e, claro, a do Brasil, além de reproduzir, sinteticamente, a evolução da história do cartaz político.

A série de imagens que compôs a exposição PT 30 ANOS-CARTAZES, será a partir de agora, publicada mensalmente neste boletim.

 


“Às lutas e mobilizações que desde meados dos anos 1970 vinham enfraquecendo cada vez mais a ditadura militar somou-se a constituição do Partido dos Trabalhadores”

 

OBJETIVA DO CENTRO

 


População se concentra na frente do Congresso Nacional para aguardar o discurso da presidenta Dilma Rousseff
Créditos: (Laura Candian Fraccaro/Acervo CSBH)

 


Criança homenageia a presidenta Dilma com seu brinquedo
Créditos: (Laura Candian Fraccaro/Acervo CSBH)

 


Caminhada durante a posse da presidenta Dilma
Créditos: (Laura Candian Fraccaro/Acervo CSBH)

 


Militante exibe escultura de papel com o formato da mão do presidente Lula, nela se lia: Valeu Lula!
Créditos: (Laura Candian Fraccaro/Acervo CSBH)

 


Dilma desfila em carro aberto antes de chegar ao Palácio do Planalto
Créditos: (Patrícia Rodrigues/Acervo CSBH)
 

 


Dilma recebe a faixa presidencial de Lula
Créditos: (Patrícia Rodrigues/Acervo CSBH)
 

 


Militância se protege da chuva que caiu durante a posse da presidenta Dilma
Créditos: (Patrícia Rodrigues/Acervo CSBH)