Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.

 

 

 

 

 

 
Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.

 


Este mês o CSBH em Notas dedica parte de sua edição as comemorações do Centenário de  nascimento de Lélia Abramo.


LEITURAS


Recebemos do Gabinete da Presidenta da República seis volumes do Balanço de Governo 2003-2010. Estão divididos nas seguintes áreas: Desenvolvimento Sustentável com Redução de Desigualdades, Cidadania e Inclusão Social, Infraestrutura, Inserção no Cenário Mundial e Soberania, Democracia e Diálogo e Gestão do Estado e Combate à Corrupção. Eles estão disponiveis à consulta para os interessados, no CSBH.

 


 

 

 

 

 

DO CSBH

Digitalização do acervo audiovisual do PT
Neste início de ano o CSBH deve concluir um projeto que envolve a digitalização de 71 fitas de vídeo e a limpeza e descrição de conteúdo destes e de outros 249 registros audiovisuais pertencentes ao PT. O conjunto, que integra o arquivo do Diretório Nacional, é composto por cerca de 20 horas de gravações realizadas entre 1994 e 1998 e retrata temas como as Caravanas da Cidadania e a participação do partido em campanhas presidenciais. Todas as fitas encontram-se em formato Betacam, que possui maior capacidade e melhor definição de imagem que o VHS – razão pela qual é empregado como matriz na área de produção audiovisual. E nisso reside a dupla importância da iniciativa: além de promover a conservação de parte dos registros em Betacam pertencentes ao PT, o projeto deverá facilitar a consulta ao material, agora gravado em formato mais acessível que o dos originais.


Acervo audiovisual em formato Betacam do Centro Sérgio Buarque de Holanda.

 


 

PT – SEUS CARTAZES
Em fevereiro de 2010 o Partido dos Trabalhadores completou 30 anos de existência.
Nesta trajetória de três décadas, que se iniciou quando já eram mais que perceptíveis os estertores da ditadura militar, na segunda metade da década de 1970, e que culmina com os oito anos do Governo Lula, os cartazes sempre foram um elemento importante no diálogo do PT com os brasileiros.
A crescente predominância do discurso visual no diálogo com as massas é uma caract insubstituível a partir do momento em que começou a transformar em realidade suas propostas, através de políticas públicas inovadoras e transformadoras e que atendiam às aspirações da imensa maioria da população brasileira em sua ânsia de superar a miséria e construir um país à altura de seus ideais. Toda esta trajetória de três décadas produziu um enorme acervo iconográfico que sintetiza a história do PT e, claro, a do Brasil, além de reproduzir, sinteticamente, a evolução da história do cartaz político.
A série de imagens que compôs a exposição PT 30 ANOS-CARTAZES, será a partir de agora, publicada mensalmente neste boletim.

 

 

 

 Cartaz da primeira eleição do PT em 1982 onde Lélia Abramo é candidata a suplente de Senador por São Paulo

 

 

 


OBJETIVA DO CENTRO
Lélia Abramo, 100 anos.


Identificação de Jornalista da “ANSA”. 1954. Acervo da Família Abramo.


Lélia Abramo recebe o Prêmio de melhor coadjuvante feminino na peça Eles não usam Black Tie. 1958. Acervo da Família Abramo.

 


Lélia Abramo como “Mãe Coragem” peça de Bertold Brecht. 1961. Acervo da Família Abramo.


Crachá de Lélia Abramo utilizado em evento da Campanha LULA PRESIDENTE em 1989. Acervo do CSBH-FPA.