Capital La Paz vai sediar, entre os dias 25 e 29 de agosto, evento que reúne partidos e organizações de esquerda da América Latina e Caribe

Com o tema “Derrotar a pobreza e a contraofensiva imperialista, conquistar o bem viver, o desenvolvimento e a integração de nossa América”, entre os dias 25 e 29 de agosto, será realizada a 20ª edição do Foro de São Paulo, em La Paz, Bolívia.

O Foro de São Paulo (FSP) é uma organização criada em 1990 a partir de seminário internacional promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) juntamente com o Partido Comunista cubano. Naquele momento foram convidados outros partidos e organizações de esquerda da América Latina e do Caribe para discutir alternativas às políticas neoliberais dominantes e promover a integração econômica, política e cultural da região.

Na programação há atividades que envolvem diretamente a Fundação Perseu Abramo (FPA) e a Escola Nacional de Formação do PT. Nos dias 25 e 26 de agosto será realizado o III Encontro da Escola de Formação Política do FSP. No dia 27 acontece o IV Seminário sobre os governos progressistas e de esquerda da América Latina e Caribe, coordenado pela FPA, Fundação Maurício Grabois e Foro de São Paulo. E no dia 28 será realizada a VI Reunião da Comissão de Fundações, Centros de Capacitação e Escolas do FSP, coordenado pela FPA e FMG.

Segundo a vice-presidenta da FPA, esta é mais uma das vezes em que “a FPA soma-se a esta importante articulação dos partidos de esquerda da América Latina, buscando cumprir um papel ativo na integração dos centros de elaboração do pensamento progressista e das instituições de formação vinculadas ao Foro. Em um momento de crise da ordem política e econômica internacional, é fundamental conjugarmos nossos esforços de reflexão e análise, convergindo na formulação de propostas que façam avançar nossos projetos de transformação social, sobretudo nos diversos países da região em que a esquerda chegou ao governo”

Conheça o documento base do 20º Foro de São Paulo e a programação completa aqui.