Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro será realizado o curso Plano de Governo e Ações para Governar, da Fundação Perseu Abramo. A atividade conta com a colaboração da macro do PT do Vale do Paraíba e da secretaria de Organização do partido  de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O curso é coordenado por Antonio Lopes Cordeiro, que faz parte do programa de Capacitação Continuada em Gestão Pública da FPA e também é pesquisador em gestão pública.

Entre os objetivos do curso estão a apresentação da máquina pública e o desafio de governar de forma integrada e participativa; a contextualização dos desafios dos gestores, as tarefas de governo, a construção de uma Agenda de Compromissos.

O curso será realizado na Câmara Municipal de São José dos Campos (SP) e os participantes receberão certificado de participação. Inscrições e informações podem ser obtidas pelo email gestaopublica@fpabramo.org.br

O curso
Com duração de 20 a 40 horas, de conteúdo tecnopolítico, e com o principal objetivo de capacitar gestores, técnicos, servidores, conselheiros municipais e demais colaboradores e convidados, indicados(as) pelos(as) Prefeitos(as), onde o Partido dos Trabalhadores governa, e vice ou faz parte da gestão, no sentido de fortalecer o Modo Petista de Governar e se relacionar com a sociedade.

No conteúdo estão a visão geral do universo da máquina pública e o desafio de governar, buscando contextualizar os desafios dos gestores, as tarefas de governo e a construção de uma Agenda de Compromissos. O curso também oferece uma visão geral sobre a Estrutura de um Governo, a construção da Arquitetura da Participação, a discussão sobre os principais Programas Nacionais e algumas leis específicas, assim como um profundo debate sobre o ato de governar e que sociedade temos e que sociedade queremos, a partir do entendimento do Modo Petista de Governar. Além disso, é pauta principal os desafios da integração de um governo e o de ajudar a sociedade a se organizar par cumprir seus papel constitucional de participação e de controle social.

Em 2014 foram realizados vinte e cinco cursos do Plano de Governo e Ações para Governar e de Empreendedorismo Social e Negócios Solidários. As atividades envolveram 44 prefeituras e 852 participantes. Desde 2013, o curso já viajou para doze estados, 37 cidades sedes com 176 prefeituras presentes e 1571 participantes.

Saiba mais sobre os curso da FPA visitando o portal da Área do Conhecimento.

Conheça um pouco mais sobre o curso realizado em Rondolândia (MT).