Estudo do FMI verifica o efeito de reformas estruturais no crescimento da produtividade nos países do G20.
Ano 3 – nº 150 – 13 de abril de 2015
FMI: regulação do mercado de trabalho não afeta produtividade
Recente relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), a ser publicado na terça-feira, dia 14, mas já parcialmente disponível online, estuda o efeito de reformas estruturais no crescimento da produtividade nos países do G20.
Utilizando estimações econométricas, o estudo mostra que os maiores ganhos de produtividade estão associados com investimentos em pesquisa e desenvolvimento e em tecnologias de informação e comunicação. O estudo também indica que investimentos em infraestrutura também tem um impacto positivo na produtividade no longo prazo. No entanto, segundo o estudo, a regulação do mercado de trabalho não tem efeitos estatisticamente significantes na produtividade total, ou seja, não afeta a produtividade das economias analisadas positiva ou negativamente.
O resultado da pesquisa contraria as próprias recomendações do FMI ao longo dos anos, dado que a organização é conhecida pelo apoio à implementação de políticas neoliberais ao redor do mundo e das quais fazem parte justamente as recomendações para a flexibilização do mercado de trabalho como forma de geração de empregos, crescimento da produtividade e do PIB.
Considerando tal histórico do FMI e, em tempos de discussão sobre o PL 4.330/2004, que reduz a proteção trabalhista no Brasil ao ampliar as possibilidades de terceirização, tal resultado representa um apoio à luta dos trabalhadores pela garantia de direitos.
Para ler mais:
The Effects of Structural Reforms on Total Factor Productivity leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – imprensa@fpabramo.org.br
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.