Estudo do FMI verifica o efeito de reformas estruturais no crescimento da produtividade nos países do G20.

Ano 3 – nº 150 – 13 de abril de 2015

FMI: regulação do mercado de trabalho não afeta produtividade

Recente relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), a ser publicado  na terça-feira, dia 14, mas já parcialmente disponível online, estuda o efeito de reformas estruturais no crescimento da produtividade nos países do G20.

Utilizando estimações econométricas, o estudo mostra que os maiores ganhos de produtividade estão associados com investimentos em pesquisa e desenvolvimento e em tecnologias de informação e comunicação. O estudo também indica que investimentos em infraestrutura também tem um impacto positivo na produtividade no longo prazo. No entanto, segundo o estudo, a regulação do mercado de trabalho não tem efeitos estatisticamente significantes na produtividade total, ou seja, não afeta a produtividade das economias analisadas positiva ou negativamente.

O resultado da pesquisa contraria as próprias recomendações do FMI ao longo dos anos, dado que a organização é conhecida pelo apoio à implementação de políticas neoliberais ao redor do mundo e das quais fazem parte justamente as recomendações para a flexibilização do mercado de trabalho como forma de geração de empregos, crescimento da produtividade e do PIB.

Considerando tal histórico do FMI e, em tempos de discussão sobre o PL 4.330/2004, que reduz a proteção trabalhista no Brasil ao ampliar as possibilidades de terceirização, tal resultado representa um apoio à luta dos trabalhadores pela garantia de direitos.

Para ler mais:

The Effects of Structural Reforms on Total Factor Productivity
leia mais

 
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 
 
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338
Agência FPA: Imprensa – imprensa@fpabramo.org.br
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui