O olhar de petistas brasileiros que vivem e militam em outros países continua ajudando a compreender como o mundo tem enfrentado de diferentes maneiras a pandemia da Covid-19, na série Diálogos Internacionais, lives de debate promovidas pelo PT.

O foco da edição desta segunda-feira, dia 4, a partir das 14 horas, é a experiência da Alemanha, dos Estados Unidos e da Inglaterra. Para contar o que está acontecendo por lá, Érica Caminha, do núcleo do PT na Alemanha, Pablo Valente, do núcleo nos Estados Unidos, e Julia Felmanas, da Inglaterra, são nossos convidados.

Aqui do Brasil, participam da live o secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, o diretor da Fundação Perseu Abramo, Márcio Jardim, e Mônica Valente, da Comissão Executiva Nacional do PT e integrante do Foro de São Paulo.

Os três países que serão debatidos no programa desta quarta vivem realidades bem diferentes. Em dois deles, Estados Unidos e Inglaterra, os governos conservadores de Donald Trump e Boris Johnson em primeiro momento adotaram postura de negação da gravidade pandêmica, e atrasaram perigosamente a tomada de medidas sérias.

Créditos: arte FPA

Na Alemanha de Angela Merkel, a postura foi outra. Os alemães começam agora a planejar a flexibilização das medidas de isolamento, pois a situação dá sinais de estabilidade. No plano econômico, o país também tomou medidas arrojadas de incentivo econômico durante a crise.

Neste ponto, aliás, os três países diferem do Brasil de Bolsonaro. Todos investiram parcelas significativas do PIB no estímulo à atividade econômica e proteção dos mais vulneráveis.

Confira o quadro de cada país na coronacrise:

ALEMANHA
1ª ministra Angela Merkel (CDU – centro-direita)
Presidente Frank Walter Stenmeier (SPD – Centro-esquerda)
COVID – 19
Casos confirmados: 165.666
Recuperados: 126.153
Óbitos: 6.866

REINO UNIDO
1º Ministro: Boris Johnson (Conservador – Direita)
COVID – 19
Casos confirmados: 186.599
Recuperados: (não informado)
Óbitos: 28.446

ESTADOS UNIDOS
Presidente Donald Trump (Republicano – Direita)
COVID – 19
Casos confirmados: 1.184.332
Recuperados: 153.246
Óbitos: 68.465