Pauta Brasil debateu o enfrentamento à crise nos municípios
O programa Pauta Brasil do dia 9 de agosto debateu o enfrentamento à crise nos municípios. Para isso, recebeu Rodrigo Bastistella, prefeito de Nova Santa Rita (RS), e Vilma Lima, prefeita de São João do Arraial (PI). A mediação foi de Gilmar Dominici, ex-prefeito de Franca (SP) e diretor da Associação Brasileira dos Municípios (ABM).
Nova Santa Rita é um município de 30 mil habitantes localizado ao lado de Porto Alegre que, segundo o prefeito Rodrigo Bastistella, tem hoje o segundo maior crescimento populacional do estado do Rio Grande do Sul. A gestão de Batistella é a terceira gestão petista seguida no município.
Segundo o prefeito, um dos primeiros investimentos de sua gestão foi na compra de um aparelho que faz o diagnóstico da covid-19 em 12 minutos, o que permitiu à Prefeitura uma maior agilidade na imposição de quarentena a infectados. Isso, associado ao trabalho dos profissionais de saúde e a uma política eficaz de imunização, fez com que o município atingisse o menor índice de contaminação na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Bastistella afirmou que todos os habitantes do município terão acesso a ao menos uma dose de vacina contra o novo coronavírus até o fim de setembro. Além disso, sua gestão trabalha na implantação de uma policlínica no município, para diminuir a dependência do atendimento hospitalar da capital, e deve investir R$ 16 milhões na produção agrícola municipal nos próximos quatro anos. Outra frente de atuação foi a distribuição de alimentos e roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade.
São João do Arraial é um município de aproximadamente de 10 mil habitantes no Território dos Cocais, norte do estado do Piauí. Sua principal atividade econômica é o cultivo de babaçu. Reeleita em 2020, Vilma Lima está em seu segundo mandato à frente do município. A gestão atual é a quinta seguida do Partido dos Trabalhadores (PT), que implantou no município inclusive uma moeda social, o “Cocal”.
Segundo a Vilma Lima, com o início da pandemia, sua gestão centrou esforços inicialmente na confecção de máscaras para os habitantes, na criação de barreiras sanitárias e em campanhas de conscientização, o que fez com que o município só registrasse o primeiro caso de Covid-19 no quarto mês de pandemia.
Sua gestão aproveitou a estrutura e o alcance da rede escolar para distribuir através dela kits de alimentação e higiene junto aos cadernos de atividades, que garantiram aos alunos algum acesso à educação apesar das restrições. Mais de 80 toneladas de alimentos foram distribuídas pela Prefeitura durante a pandemia, cerca de 30% adquiridos em contratos de compra com produtores locais, o que manteve a economia do município girando.
Assista a íntegra: