Na segunda-feira, 29 de novembro, o programa Pauta Brasil recebeu o Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas – Igualdade Racial da Fundação Perseu Abramo. Os convidados e convidadas apresentaram parte dos textos que compõem o primeiro Caderno Igualdade Racial elaborado pelo NAPP. O caderno está disponível aqui.

O programa teve mediação de Nilma Lino Gomes, professora da Faculdade de Educação – UFMG, ex-ministra da SEPPIR e coordenadora do NAPP de Igualdade Racial da FPA e participações de Martvs Chagas, secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT; Carlos Henrique Árabe, diretor da Fundação Perseu Abramo; e Christoph Heuser, representante da Fundação Friedrich Ebert Brasil.

Na sequência, as autoras Tamires Gomes Sampaio, Ìvá Sandrali de Òsún e Fabya Reis falaram sobre os artigos que assinam no Caderno.

Ìyá Sandrali de Òsún, é o nome mítico social de Sandrali de Campos Bueno, ìyálorisá, dirigente da Comunidade de Tradição de Matriz Africana “Sociedade Afro-brasileira “Ilê Àsé Orisá Yemanjá”, Batuque do Rio Grande do Sul, em Pelotas. Psicóloga formada pela Unisinos, em 1984, especialista em Criminologia pela PUCRS, cujo trabalho de conclusão aborda o confinamento como o silencioso poder de punir. Servidora pública há 45 anos. Psicóloga da Fundação de Atendimento Sócio Educativo do Rio Grande do Sul- Fase/RS.

Tamires Gomes Sampaio é advogada, mestra em Direito Político e Econômico e Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Grupo de Pesquisa Estado e Direito no Pensamento Social Brasileiro da Universidade Presbiteriana Mackenzie, coordenador pelo Dr. Silvio Luiz de Almeida.

Fabya Reis é secretária de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) da Bahia. Graduou-se em administração, focando nas dinâmicas do terceiro setor. Em 2008 concluiu seu mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na mesma instituição de ensino tornou-se Doutora em Ciências Sociais, no ano de 2012, além de pós-doutora, em 2014.

A força da ancestralidade, a violência contra negras e negros, o combate ao racismo e a união de forças para amplificar esta pauta e os variados processos necessários para vencer o racismo estrutural fizeram parte dos temas debatidos hoje. Assista a íntegra do programa aqui.

 

 

Sobre o Pauta Brasil

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.