Primeira exibição pública será no Teatro do Sindicato dos Bancários em Brasília

O 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), realizado no dia 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo (SP), já seria marcante por si só, dado o contexto político do país àquela altura. Mas foi ali, também, que nasceu uma das maiores iniciativas em defesa da democracia, em defesa dos direitos: a Central Única dos Trabalhadores. Agora, prestes a completar 41 anos, a CUT vai ganhar um documentário coproduzido pela Fundação Perseu Abramo (FPA), com apoio do Instituto Lavoro.

A obra audiovisual, intitulada “A história contada por quem a faz: a geração que criou a CUT”, reaproveita as entrevistas feitas pela FPA para o livro sobre os 40 anos da Central, lançado em 2023. O lançamento acontece nesta terça (21), no Teatro do Sindicato dos Bancários de Brasília, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

A geração que criou a CUT é formada por representantes de diversos sindicatos, entre eles, Luiz Inácio Lula da Silva, de outros movimentos populares, urbanos e rurais, que começavam a ganhar força no país, além de lideranças políticas e religiosas. Um dos destaques do filme é mostrar a importância das mulheres na formação da CUT e, posteriormente, nas lutas por direitos trabalhistas que ajudariam a formatar a reabertura política no final da década de 1980.

Serviço:

A história contada por quem a faz: a geração que criou a CUT

Quando: 21 de maio, 19h

Onde: Teatro do Sindicato dos Bancários de Brasília

Asa Sul EQS 314/315 BL A – Asa Sul, Brasília

Entrada gratuita