Iniciativa será realizada de forma online e totalmente gratuita; aula inaugural acontece dia 30/10

Com o objetivo de mobilizar e preparar a militância para o campo da ação social, a Fundação Perseu Abramo e a Escola Nacional de Formação do PT realizam mais uma etapa do curso Fé e Democracia.

Com inscrições abertas, a iniciativa começa no próximo dia 31 de outubro e terá como tema “O Cuidado com a nossa Casa Comum”. As aulas são totalmente gratuitas e 100% online, com exceção da aula de encerramento: haverá romaria até Aparecida do Norte. O público-alvo são militantes petistas católicos.

O objetivo do curso é debater o conceito de Casa Comum integrado ao tema do meio ambiente e da crise climática que interfere de maneiras diferentes no território a depender do contexto social.

O curso também pretende provocar um processo para a construção de planos de ações concretas, tendo em vista o contexto da Campanha da Fraternidade de 2025, cujo tema será “Fraternidade e Ecologia Integral” e “Deus viu que tudo era muito bom!”.

Faça aqui a sua inscrição.

Programação

30 de outubro

Tema: Live de abertura

6 de novembro

Tema: Conceito de Casa Comum

Palestrante: Nilto Tatto

Atividades: iniciar um roteiro de Plano de Ações que será desenvolvido ao longo do curso em três dimensões: aspectos universais, as propostas nacionais e as ações concretas locais.

13 de novembro

Tema: Os desafios na nossa Casa Comum (Brasil)

Palestrante: Eduardo Brasileiro

Atividades: desenvolver o Plano de Ações, considerando:

  • Como construir uma pauta regional do tema com a sociedade civil que abarque a relação e o papel de um partido político como o PT;
  • Criar/organizar Comitês Populares de Resistência Climática com planos de trabalho por ruas/comunidades/redes.

20 de novembro

Tema: as linhas de atuação em nossos territórios (campo e cidade) enquanto sociedade civil (minha rua, bairro, cidade).

Palestrante: a definir

Atividades: preparar os Planos de Ações considerando a Campanha da Fraternidade de 2025 em nível regional e local/cidade;

  • Preparar a mobilização para a participar da Romaria (também com pessoas que não participaram do curso);
  • Preparar a síntese das propostas de ações trabalhos nos grupos regionais.

27 de novembro

Reunião de trabalho por grupos (no zoom e plataforma MIRO) para fechar a sistematização das propostas de Planos de Ação para 2025 e a forma de apresentação na Romaria.

30 de novembro

Romaria pela Vida da Casa Comum, encontro presencial em Aparecida do Norte (SP) com duas mesas, a de abertura poderá contar com Leonardo Boff, Frei Betto, Marcelo Barros, Irmã Ione Buyst, Frei Leonardo (BH) para ajudar a mobilizar e refletir as propostas de Planos de Ação dos grupos regionais e a mesa de encerramento com Gleide Andrade, secretária Nacional de Planejamento e Finanças do PT, fazendo os encaminhamentos.