No último dia 10 de novembro, o professor Leonardo Affonso de Miranda Pereira, autor da publicação As barricadas da saúde – Vacina e protesto popular no Rio de Janeiro da Primeira República, deu uma aula pública, transmitida pelo canal da Fundação Perseu Abramo no Youtube, relembrando esse momento histórico da história nacional.

A aula integra as atividades do calendário rememorativo organizado pelo Centro Sérgio Buarque de Holanda – Documentação e Memória Política da FPA pelos 120 anos da Revolta, que ocorreu entre 10 e 16 de novembro de 1904.

Leonardo Pereira é professor associado do Departamento de História da PUC/Rio de Janeiro. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1991), tem mestrado (1994) e doutorado (1998) em História Social pela mesma universidade. Atua na área de História do Brasil, em especial do Segundo Reinado e da Primeira República. Seus interesses de investigação se voltam para os processos de conexão e embate cultural entre diferentes grupos sociais – com ênfase nos mundos do trabalho, na história urbana do Rio de Janeiro, no associativismo recreativo, na produção de literatos e homens de jornal e na constituição social dos símbolos da nacionalidade.

Em novembro de 1904, grande parte da população carioca saiu às ruas para protestar contra o projeto de lei que tornava obrigatória a vacinação contra a varíola. A capital da República foi cercada pelo Exército e a Marinha, enquanto nas praças a polícia e os cidadãos se enfrentavam.

A Editora Fundação Perseu Abramo, por meio da coleção História do povo brasileiro, publicou, em 2002, o livro As barricadas da saúde. A publicação procura enxergar estes acontecimentos a partir do ponto de vista dos trabalhadores anônimos que capitaneavam os protestos pelas ruas.

Assista a aula pública 120 da Revolta da Vacina – Motim popular contra a obrigatoriedade da vacina