Estudos mostram que, em ranking internacional de participação dos gastos públicos em educação, o Brasil aparece em terceiro lugar
Ano 3 – nº 177 – 15 de junho de 2015
OCDE: Comparações internacionais sobre gasto em educação
Estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) comparam dados relativos à educação em diversos países e mostram que, em ranking internacional de participação dos gastos públicos em educação, o Brasil aparece em terceiro lugar, atrás somente de Nova Zelândia e México, e na frente da Coreia do Sul: o Brasil gasta, segundo os dados, 19,2% de seu gasto público em educação (contra 10% em 2000).
Também, o gasto público total em educação representou 6,1% do PIB em 2011 (versus 3,6% em 2000), estando acima da média da OCDE, de 5,6%, e de outros países latino-americanos como Chile (4,5%), México (5,2%), e Colômbia (4,5%). Entre os países da OCDE e parceiros, também o Brasil foi um dos que deram o maior salto em termos de gasto em educação como porcentagem do PIB de 2000 a 2011.
Os dados também mostram que, entre 1995 e 2011, o gasto por aluno na educação básica no Brasil cresceu por volta de 128%, enquanto decresceu no nível superior. No entanto, quando calculado por estudante, o gasto público em instituições públicas de todos os níveis educacionais combinados foi de US$ 2.985 (abaixo da média da OCDE, de US$ 8.952, paridade de poder de compra), já que o PIB per capita brasileiro é mais baixo que o da média dos países que integram a OCDE.
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – imprensa@fpabramo.org.br
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.