IBGE divulga indicadores sobre a utilização da internet, a posse de telefone celular para uso pessoal e o acesso ao sinal digital de tv aberta no Brasil

Ano 3 – nº 181 – 22 de junho de 2015

IBGE: Dados sobre acesso à internet no Brasil

Publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga os principais indicadores sobre a utilização da internet, a posse de telefone móvel celular para uso pessoal e o acesso ao sinal digital de televisão aberta no Brasil, obtidos a partir das informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2013). Uma visão geral dos dados da pesquisa está sintetizada na tabela abaixo, que mostra também os diferenciais entre regiões no acesso a bens e serviços de acesso à informação.

Sobre a utilização da internet, em 2013, com a ampliação da investigação da utilização da internet por meio de diversos equipamentos (microcomputador, telefone móvel celular, tablet e outros), estimou-se em 85,6 milhões (49,4% da população) o contingente de pessoas de 10 anos ou mais de idade que utilizaram a internet, pelo menos uma vez, nos últimos noventa dias que antecederam ao dia da entrevista.

Quanto a domicílios, em 2013, o gráfico abaixo mostra que 31,2 milhões de domicílios tinham acesso à internet (48,0% do total de domicílios particulares permanentes): desde 2004, a utilização da internet nos domicílios brasileiros tem crescido com grande velocidade, como mostra o gráfico.


A utilização da internet mostrou também, segundo a pesquisa, relação direta com os anos de estudo, indicando proporções crescentes entre os mais escolarizados, com maior rendimento mensal domiciliar per capita e mais frequente entre estudantes da rede privada.

Para ler mais:

Acesso à internet e televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2013
leia mais

 

* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.