Após dois anos de discussão, OMS lançou relatório propondo ações para evitar os níveis alarmantes de obesidade infantil
Ano 4 – nº 269 – 29 de janeiro de 2016
Obesidade infantil preocupa a OMS
Após dois anos de discussão, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, nesta semana, um relatório propondo ações para evitar os níveis alarmantes de obesidade infantil no mundo, em especial em crianças com menos de 5 anos.
A obesidade infantil coloca obstáculos ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) a serem cumpridos até 2030. Por exemplo, um dos ODS busca prevenir e controlar doenças não transmissíveis, sendo a obesidade um fator de risco.
Em termos absolutos, o relatório mostra que há mais crianças com sobrepeso e obesas em países de renda baixa e média do que em países de renda alta: note-se que na África, segundo o relatório, dobrou o número de crianças acima do peso ou obesas desde 1990, saindo de 5,4 milhões para 10,3 milhões. Em termos relativos, o mapa abaixo, retirado do relatório, mostra a porcentagem de crianças de até 5 anos com sobrepeso em alguns países do mundo.
Prevalência de sobrepeso em crianças de menos de 5 anos, 2014
As seis ações recomendadas pela Organização para acabar com a obesidade infantil são: i) Promover a alimentação com comida saudável; ii) Promover atividade física; iii) Atenção pré-concepção e pré-natal; iv) Preocupação com a dieta e com atividade física na primeira infância; v) Saúde, nutrição e atividade física para crianças em idade escolar; vi) Controle do peso.
Por outro lado, enquanto o mundo enfrenta o problema da obesidade infantil, números da Unicef estimam que ainda 165 milhões de crianças no mundo sofrem de desnutrição.
Para ler mais:
Commission’s final report calls for high-level action to address major health challenge leia mais
165 milhões de crianças estão desnutridas em todo o mundo, 80% em apenas 14 países leia mais
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO Rua Francisco Cruz, 234 – Vila Mariana – CEP 04117-091 – São Paulo – SP – Brasil – Fone: (11) 5571-4299 – Fax (11) 5573-3338 Agência FPA: Imprensa – imprensa@fpabramo.org.br
Para cancelar o recebimento deste email clique aqui
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.