Brasil é um dos países com maior retorno à escolarização (diferença entre salários de pessoas com e sem ensino superior)

Ano 4 – nº 329 – 11 de julho de 2016

Políticas de expansão do ensino superior de Lula e Dilma democratizam acesso

Artigo de Raquel Rangel de Meireles Guimarães, Gilvan Ramalho Guedes e Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto discute que as políticas de expansão do acesso ao ensino superior, tais como Prouni e Reuni, nos anos 2000, relaxou a associação entre background socioeconômico e chances de entrada nesse nível, em especial no caso das metrópoles brasileiras e com grandes implicações no aumento da possibilidade de mobilidade social.

Segundo os autores, o Brasil é um dos países com maior retorno à escolarização, (embora o mesmo esteja caindo): por exemplo, o diferencial de salários entre uma pessoa com ensino superior e uma sem ensino superior, no Brasil, é relativamente alto e maior que em vários países do mundo, algo diretamente relacionado à nossa altíssima desigualdade social.

Os autores apontam, no entanto, a necessidade de estudar não só a entrada no ensino superior, mas a permanência e conclusão, que também está relacionada a componentes socioeconômicos.

Para ler mais:

DE ONDE VIM E ATÉ ONDE VOU: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA E ENTRADA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
leia mais

 
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade de sua autora,
não representando necessariamente a visão da FPA ou de seus dirigentes.