III Congresso acontece nos dias 6, 7 e 8 de julho desse ano. Saiba mais!

Está marcado para os dias 6, 7 e 8 de julho desse ano, o 3º Congresso Nacional do PT. Segundo resolução da Comissão Executiva Nacional (CEN), o lançamento oficial do congresso acontece nos dias 9 e 10 de fevereiro, durante o encontro do Diretório Nacional do partido em Salvador (BA). A data coincide com o aniversário de 27 anos do PT.

Das votações do processo do 3º Congresso – nas etapas zonais, municipais e estaduais -, só poderão participar os filiados até 14 de abril de 2006, conforme decidido pelo Diretório Nacional. Para participar das discussões, os petistas (filiados) contam com as Tribunas de Debate – em versão impressa e online – para publicar artigos sobre os temas que integram a pauta do Congresso. A Tribuna impressa será mensal, com cerca de 15 a 30 artigos por edição e circulará como encarte/separata da revista Teoria e Debate.

Os textos, tanto para a Tribuna impressa como para a eletrônica, devem ter no máximo 3.500 caracteres (com espaços) e no lugar normalmente ocupado pelo título, virá o nome do autor ou autora, portanto, devem ser assinados. O autor deve indicar qual o tema do artigo, dentre as três opções: “O Brasil que queremos”, “O socialismo petista” e “PT: concepção e funcionamento”.

A Tribuna de Debate eletrônica será semanal, obedecendo o modelo da TD Urgente, que foi ao ar na época do PED 2005. Haverá, portanto, quatro edições mensais, de fevereiro até junho (totalizando 20 edições), mais uma edição final (com os projetos de resolução), que será divulgada na semana do 3º Congresso.

Só serão publicados textos de filiados ao PT em dia com sua contribuição financeira. Para comprovar a filiação partidária, o autor deve informar seu nome completo, município, estado e o número da sua filiação (CNF). A Sorg será responsável por verificar se as condições foram cumpridas (prazo, tamanho, tema e situação do filiado) e em caso de descumprimento de qualquer uma das condições, o texto será devolvido ao autor. Cada filiado poderá publicar no máximo um texto por mês. Caso haja excesso de textos, será dada prioridade a quem não publicou nenhum texto.

Para ter um artigo publicado na primeira edição da Tribuna de Debate eletrônica, os filiados devem enviar seus textos até o dia 6 de fevereiro para endereço eletrônico tribunadedebate@pt.org.br. O prazo para publicar artigo no primeiro número da tribuna impressa se esgotou em 15 de janeiro. Para os próximos números (março, abril, maio e junho), os artigos deverão ser enviados até o dia 15 de cada mês. Já para a publicação da tribuna eletrônica, os artigos devem ser enviados até a terça-feira de cada semana. Ambas serão lançadas no dia 10 de fevereiro, em ato político de lançamento do Congresso, em Salvador.

O Diretório Nacional alerta também para a data-limite de inscrição das teses que serão apresentadas no 3º Congresso: dia 7 de março. Os projetos de resolução devem ser inscritos até o dia 25 de junho. As teses serão divulgadas na terceira edição da Tribuna impressa, que circulará em abril.

Para esclarecer eventuais dúvidas, o contato com a Sorg nacional pode ser feito através do e-mail filiados@pt.org.br ou do telefone (11) 3243-1361.

Leia a íntegra da resolução, que aponta cronograma de trabalho para a realização do 3º Congresso:

III Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores
Resoluções da Comissão Executiva Nacional de 12/12/2006

1. Regulamento do III Congresso
A secretaria-geral vai elaborar proposta detalhada de regulamento, com base no que já foi aprovado pelo DN. Submeterá por e-mail aos membros do DN do PT. Será levado para votação no DN de 10 de fevereiro.

2. Local do III Congresso

O III Congresso será realizado em Brasília. A secretaria-geral está providenciando local para a plenária e hotel para delegados. Será organizado um acampamento para hospedagem da juventude. Haverá atividades culturais durante os dias 6,7 e 8 de julho, simultâneas à plenária do III Congresso.

3. Lançamento do III Congresso
Será nos dias 9 e 10 de fevereiro (sexta e sábado) de 2007. No dia 9, a Secretaria de Relações Internacionais organizará um seminário sobre os desafios da esquerda latino-americana e caribenha, para o qual serão convidados todos os partidos amigos do PT. Na noite do dia 9, haverá um jantar com a presença do Lula. No dia 10, ocorrerá a reunião do diretório nacional do PT, ao final da qual será feito o lançamento oficial do III Congresso. Na noite do dia 10, grande festa popular para comemorar os 27 anos do PT. Local: Salvador, Bahia.

4. Tribuna de debates
Haverá duas Tribunas de debate do III Congresso. A primeira será mensal, em papel, sob a forma de separata da Teoria e Debate (ao todo, 20 mil exemplares). A segunda será semanal, eletrônica, com o mesmo modelo da TD Urgente, que foi ao ar na época do PED. Tamanho dos textos: 3 mil caracteres. Condição: ser filiado ao PT e estar em dia com suas obrigações financeiras. Lançamento de ambas no dia 10 de fevereiro. Prazo para entrega dos textos para a primeira edição da Tribuna de Debates (tanto em papel, quanto eletrônica): 10 de janeiro. Importante: para facilitar a diagramação, os autores dos textos devem indicar qual é o ponto de pauta do Congresso abordado no seu texto.

5. Debates nacionais
Serão organizados pelo partido e Fundação Perseu Abramo, onze grandes seminários nacionais, tentativamente nas seguintes capitais: Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Recife,Aracaju, Fortaleza, Teresina, Rio Branco, Belém e Distrito Federal. Cada um destes seminários contará com três mesas, uma mesa para cada tema do Congresso (o Brasil que queremos, o socialismo petista, PT concepção e funcionamento). Os seminários serão divulgados amplamente, em parceria com Agência Carta Maior e com imprensa democrática.

Ao todo, haverá 11 debates x 3 mesas por debate = 33 mesas. Cada mesa terá três debatedores = 33 x 3 = 99 debatedores. A proposta é que nestes 99 tenhamos representação de vários segmentos: tendências, intelectualidade, movimentos sociais, governantes, parlamentares, amigos do PT não filiados.

Os nomes serão discutidos pela comissão organizadora. Se houver consenso, a própria comissão fará os convites. Se não houver, a comissão organizadora submeterá a decisão à comissão política.

6. Debates estaduais e municipais
Cada diretório municipal e cada diretório estadual deve organizar, obrigatoriamente, no mínimo três debates entre as teses (que serão inscritas em 7 de março), um sobre cada ponto de pauta do III Congresso.

7. Debate entre os signatários dos projetos de resolução
Entre 25 de junho e 5 de julho, a direção nacional organizará pelo menos três debates entre os signatários dos projetos de resolução. Cada um destes debates será divulgado amplamente, via internet, rádio, televisão e imprensa.

8. Material de apoio
A Secretaria Nacional de Formação Política produzirá, com apoio da Fundação Perseu Abramo e sob supervisão da comissão organizadora do congresso, três vídeos, abordando de maneira didática e plural cada um dos pontos de pauta do III Congresso. Esses vídeos poderão ser utilizados em atividades públicas e / ou de formação política de base.

9. Comissão do III Congresso
Gleber Naime, Joaquim Soriano, Romenio Pereira, Valter Pomar, Marco Aurélio Garcia + deputado/a federal ou estadual indicado/a pela bancada + senador/a indicado/a pela bancada + militante sindicalista + militante da contag + militante sem terra + militante do movimento popular + militante da juventude + militante do movimento de mulheres + militante do movimento negro + militante glbt + militante ppd + militante do setorial de meio ambiente + representante dos núcleos do PT no exterior + amigo não-filiado + militante do movimento de economia solidária + prefeito/a + governador/a + intelectual+ representante da Fundação Perseu Abramo + militante do movimento de cultura + vereador/a + militante do setorial de indígenas.

Representantes das tendências/teses serão considerados observadores permanentes.

As atribuições da comissão, que se reunirá bimestralmente, são as seguintes: organizar o III congresso; ser a expressão pública da “ sociedade petista”.

Gleber Naime, Joaquim Soriano, Romênio Pereira e Valter Pomar integram o grupo de trabalho executivo. Será constituída uma equipe de funcionários, sob supervisão da Secretaria-Geral.

10. Próximas reuniões do grupo de trabalho executivo
18/01 – 10h, na sede em São Paulo
01 de fevereiro durante o dia