FPA promove Sarau de Idéias no dia 25 de agosto
No dia 25 de agosto a Fundação Perseu Abramo promove a 1ª edição do Sarau de Idéias em sua sede em São Paulo. Serão três eventos culturais num único dia: Feira de Livros da Editora Fundação Perseu Abramo; debate “Carnaval e MPB: a Construção da tradição musical brasileira”; e projeção do filme “Paulo Freire – contemporâneo”, seguido de debate com o diretor Toni Venturi.
Com o Sarau de Idéias, a FPA procura oferecer aos seus amigos, colaboradores e público em geral eventos que reúnam diferentes vertentes do pensamento.
Local: Fundação Perseu Abramo: R. Francisco Cruz, 234, próximo ao metrô Vila Mariana, São Paulo – SP
Mais informações: Daniel Benevides – 8354-5647 – imprensa@fpabramo.org.br
Todos os eventos são gratuitos.
Programação
Feira de Livros da Editora Fundação Perseu Abramo – Das 10:30 às 18 hs
Todos os títulos da Editora com 50% de desconto. São mais de 130 livros nas áreas de sociologia, política, economia, comunicação, entre outros.
Bate-papo na FPA – das 10:30 às 12:30 hs
Debate: “Carnaval e MPB: a Construção da tradição musical brasileira”
Participantes: Walnice Nogueira Galvão (professora da USP e autora de diversos livros, entre eles O Império do Belo Monte: vida e morte de Canudos, editado EPA) e Marcos Napolitano (professor da USP e autor de A síncope das idéias: A questão da tradição na música popular brasileira, editado pela EFPA).
Filme e Debate – das 16 às 18 hs
Apresentação do documentário “Paulo Freire – contemporâneo” dirigido por Toni Venturi, seguido de conversa com o diretor e com Pedro Pontual (Instituto Pólis e CEAAL). Leia abaixo a release sobre o filme.
O filme
“PAULO FREIRE – CONTEMPORÂNEO” – é um documentário que retorna às origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular, quase cinqüenta anos depois de sua realização em Angicos (RN), para mostrar de que forma os elementos fundamentais de seu pensamento e pedagogia estão vivos e presentes até os dias atuais. Uma década após sua morte, Paulo Freire (1921 – 1997) e seu legado filosófico e político inspiram o trabalho e a ação de educadores e educadoras espalhados por todo o mundo. O filme mostra exemplos contundentes do resultado do trabalho desses profissionais que, partindo das idéias do mestre, seguem além de seus ensinamentos, desenvolvendo projetos em todas as áreas de conhecimento para levar à libertação os educandos de todas as faixas etárias e sócio-econômicas.
Dirigido por Toni Venturi, o documentário apresenta as experiências freirianas da escola estadual de Jaguaguara na região de Jequié, BA; o projeto MOVA dos catadores de lixo no estado de São Paulo; as aulas de alfabetização em Iguape, no Vale do Ribeira, SP; além de um conjunto de entrevistas com professores universitários, pedagogos e colaboradores do Instituto Paulo Freire, intercalados por depoimentos pessoais de seus filhos. Um filme que mescla a informação com a emoção trazendo à tona, de forma poética e sensível, o significado deste grande pensador contemporâneo.
Ficha Técnica:
Roteiro: Helena Tassara e Sylvia Lonh
Direção Toni Venturi
Assistente de Direção: Flavia Prats
Fotografia: Jay Yamashita
Som Direto: Samuel Braga
Produção Executiva: Sérgio Kieling
Montagem & Finalização: Eduardo Garcia
Música: Ruben Feffer e Gustavo Kurlat
Produção: OLHAR IMAGINÁRIO
Ano 2007
Duração 55 minutos