Centro Sérgio Buarque de Holanda. Abril de 2008. Número 02.

CSBH EM NOTAS


 

Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.

 

LEITURAS

 

Rachel Meneguello.

 

PT: A formação de um partido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

  

 O trabalho de Rachel Meneguello recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado defendida em 1987. Foi um dos primeiros esforços de investigação acadêmica sobre a formação do Partido dos Trabalhadores. A proposta foi pesquisar o PT sob o enfoque político-organizacional entre 1979 e as eleições de 1982. Meneguello elaborou uma análise de contextualização de surgimento do partido em relação ao processo de abertura política e a emergência dos novos movimentos sociais urbanos da década de 1970. Também abordou a rapidez da organização da base política no estado de São Paulo para a campanha de 1982 e ainda, na segunda parte, apresentou um estudo sobre a caracterização das bases sociais e do eleitor do PT. Ao final, incluiu um breve balanço da trajetória do partido entre as eleições de 1982 e 1988, quando o PT elegeu prefeitos em importantes cidades como São Paulo, Porto Alegre e Vitória. Paulo Sérgio Pinheiro assim se referiu à pesquisa: “O que encanta nesse livro de Rachel Meneguello é um dar-se conta da novidade, sem deslizar para o maravilhamento”.

 

 

Núcleo Ampliado de Professores do PT.

Lula: Luís Inácio da Silva: entrevistas e discursos. São Bernardo do Campo-SP: ABCD Sociedade Cultural, 1980.

Reúne entrevistas e discursos de Lula realizados entre as greves de 1978 e a fundação do PT em 1980. Lula aborda a situação do movimento sindical, a proposta de formação de um partido de trabalhadores, suas posições em relação à Igreja, intelectuais e organizações de esquerda, e sua leitura da conjuntura da época, além de sua trajetória pessoal, de Pernambuco ao Sindicato dos Metalúrgicos.

 
 
 
 
 

Gilney Amorim Viana.

A revolta dos Bagrinhos – Segrac – Belo Horizonte, 1991. A metáfora do título remete ao domínio dos pequenos peixes em tempos de águas turvas e revoltas. O livro reúne textos produzidos para os seminários da tendência Articulação, realizados entre os anos 1981 e 1991. A proposta de um PT estratégico envolve questões como o crescimento parlamentar e governamental do partido e o seu papel na luta política inserida no contexto da redemocratização do Brasil e do crescente desgaste do Governo Sarney. Além do texto que dá nome ao livro, encontram-se em anexo documentos como a resolução do Primeiro Seminário da Articulação, o relatório da Plenária da Articulação Nacional (1991) e o célebre “Documento dos 113”.


 

 

 


Lincoln Moraes de Souza. “Crônica de um partido não anunciado: programa e governos do PT entre 1979-2000”, Tese de Doutorado, Unicamp, 2004.



Resumo: "Analisa o conteúdo teórico-político do programa nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1979 até 2000, quando já estava completamente consolidado. Para tanto, foram identificados os principais grupos fundadores e entre eles foram caracterizados aqueles mais diretamente responsáveis pela fundação do partido e pelo desenho de suas respectivas estratégias. Foi apresentada uma periodização e mostradas as principais mudanças durante o período analisado e enfatizados os princípios, valores e diretrizes do partido, entre as quais se incluem a participação popular, a inversão de prioridades e as transformações no papel, na estrutura e no funcionamento do Estado no nível local.


Também foi observado como as diretrizes gerais foram implementadas pelos governos municipais em Fortaleza, São Paulo e Porto Alegre assim como os tipos de dificuldades que foram enfrentadas para implementá-las. Por outro lado, foram analisadas as inflexões produzidas, os progressos alcançados e suas respectivas particularidades em cada administração municipal. Ficou evidenciado que desde o início o PT agiu como um partido programático. Na realidade, a performance do PT como um partido governante começa mais tarde, em 1987, quando esta característica foi assumida. Apesar disto, o programa do partido continuou mais voltado para o plano nacional."

 

OBJETIVA DO CENTRO

 

(Autor Desconhecido/ Acervo CSBH)


Greve na UFMG pela libertação de presos políticos
(Belo Horizonte, 1978)

(Autor Desconhecido/ Acervo CSBH)


Passeata estudantil no centro de São Paulo – marco de retomada do Movimento Estudantil
(São Paulo, 1977)

(Autor Desconhecido/ Acervo CSBH)

Assembléia de estudantes em greve na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
(São Paulo, 1980)

(Autor Desconhecido/ Acervo CSBH)

2° Congresso da UBES após a reconstrução em 1981 (Campinas, 1983)

 

MEMÓRIA COLETIVA

 


(Libanio)


Ajude o CSBH a identificar o acervo iconográfico!

Queremos saber:

Quem são os jogadores da foto em questão ?

Qualquer pista pode ser enviada ao endereço:

memoria@fpabramo.org.br

 

Expediente


Edição e Redação: Gláucia Fraccaro e Vinícius Ghizini
Equipe do CSBH: Aline Fernanda Maciel, Carlos Henrique Metidieri Menegozzo, Cleudenice Machado Pólvoa, Dainis Karepovs, Gláucia Fraccaro, Mário Fernandes Ramires, Melissa Lourenço Machado, Patrícia Rodrigues da Silva, Vinícius Ghizini, Wellington Lopes Goés.