CSBH em Notas – nº 11 (janeiro de 2009)
Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Janeiro de 2009. Número 11. CSBH EM NOTAS
|
Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS
|
Ricardo Maranhão. Os trabalhadores e os partidos. São Paulo: Semente, 1981, 148p.
Colige entrevistas com 34 líderes sindicais de todo o Brasil, nas quais são abordados temas como a relação entre partidos e sindicatos, a luta pela Constituinte, as organizações de esquerda clandestinas, o socialismo e a reorganização partidária; reorganização esta na qual se destaca a fundação e as perspectivas do PT, além das expectativas dos sindicalistas em relação a Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Partido Popular (PP). Dentre os entrevistados constam diversas lideranças petistas de então como Paulo Skromov (coureiro), Jacó Bittar, Wagner Benevides (petroleiro) e Djalma de Souza Bom (metalúrgico).
Jesus Carlos (e outros). O caminho da vitória: imagens históricas da trajetória política de Lula da Silva. Porto Alegre: 2003. 126 p.
Trata-se de uma coletânea de imagens que retratam a trajetória de Lula, da fundação do Partido dos Trabalhadores à chegada a presidência da República. A compilação, “concebida na emoção da vitória”, contém fotografias de Jesus Carlos, Gerardo Lazzari, Paulo Pepe, Douglas Mansur, Jailton Garcia, Inácio Teixeira, Suzana Pires, Leonardo Melgarejo e Cristina Lima.
Paulo Roberto Figueira Leal. O PT e o dilema da representação política. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2005, 126 p.
Para Paulo Roberto Figueira Leal o principal dilema enfrentado pelos parlamentares petistas é oscilar entre a histórica vocação coletiva do partido para mobilização social e a construção das carreiras individuais. Este estudo sobre a bancada federal do PT na Câmara dos Deputados discute o sistema político brasileiro e a questão da representação no Partido dos Trabalhadores. Questionários aplicados pelo autor servem de subsídio para entender de que forma os parlamentares petistas articulam os interesses específicos de sua base com as diretrizes institucionais e programáticas do partido.
Carlos Henrique Goulart Árabe. Desenvolvimento Nacional e Poder Político: O projeto do Partido dos Trabalhadores em um período de crise. Dissertação de Mestrado, Unicamp, 1998.
Resumo: “Esta dissertação avalia a elaboração programática do Partido dos Trabalhadores (PT) entre os anos de 1989 e 1994, considerada como um projeto de desenvolvimento nacional. O enfoque básico de análise são as relações entre o desenvolvimento nacional e poder político, tomando como referenciais os contextos nacional e internacional do período. Por este ângulo, busca-se compreender as diferenças entre os dois momentos de afirmação do projeto do PT. A noção de crise nacional é uma categoria básica para esta análise. A inserção deste projeto no campo de debate dos problemas do ‘subdesenvolvimento’ é feita através do exame de três modelos explicativos que o influenciam: o estruturalismo da CEPAL, a escola da dependência e a interpretação do desenvolvimento desigual e combinado. Diagnósticos e vias de superação do ‘subdesenvolvimento’ são colocados em contraponto. Capitalismo periférico ou transição ao socialismo são as grandes disjuntivas como pano de fundo histórico”.
OBJETIVA DO CENTRO
|
AS FOTOS AQUI REPRODUZIDAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA
Lula, Benedita da Silva e Jorge Bittar em visita unidade da Petrobras durante campanha presidencial de 1994
Núcleo de Caravanas do PT/RS –
Caravana no litoral norte do Rio Grande do Sul
(1996)
Luiz Carlos Prestes participa de ato da Oposição Sindical Metalúrgica São Paulo
(sem data)
O cartunista Henfil filia-se ao Partido dos Trabalhadores
(Maio, 1981)
MEMÓRIA COLETIVA
|
Ajude o CSBH a identificar seu acervo iconográfico!
As pistas devem ser enviadas ao endereço: memoria@fpabramo.org.br
1980. AGORA EU SOU UMA ESTRELA
|
Na certidão de nascimento assim estava escrito: Em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, um domingo, às 11:30 horas, foi fundado o Partido dos Trabalhadores. A tomada do plenário captada pelas lentes do fotógrafo Juca Martins – a quem agradecemos a gentileza de permitir a utilização dessa sua imagem em nosso boletim – , no Colégio Sion, registra um retrato instigante das muitas histórias e pessoas que participaram da fundação do PT. Com o objetivo de estabelecer a lista dos presentes no momento inaugural do partido, o CSBH pede aos leitores do nosso boletim CSBH EM NOTAS e aos militantes que nos ajudem a reconhecer e a contatar as pessoas registradas por Juca Martins nesta foto:
Para ver os destaques anteriores clique nos linques: CSBH EM NOTAS 8, CSBH EM NOTAS 9 e CSBH EM NOTAS 10.
As informações podem ser enviadas para memoria@fpabramo.org.br
Expediente
Edição e Redação: Gláucia Fraccaro, Carlos Henrique Metidieri Menegozzo e Vinícius Ghizini |