Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Abril de 2009. Número 14.

CSBH EM NOTAS



Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS

 

  Eduardo Tadeu Pereira. Formar à esquerda: processos de educação política no PT e na CUT: um estudo sobre a Fundação Nativo Natividade. São Paulo: Terras do Sonhar: Edições Pulsar, 2006. 104 p.

O livro de Pereira investiga as formas e modelos de educação política vigentes na trajetória institucional do movimento popular, sindical e de partidos brasileiros entre os anos 1980 e 1990. De acordo com o autor, a formação política é uma área da pedagogia que responde à anseios de um setor social vinculado a um projeto político específico cuja preocupação é a busca pela melhor maneira de contribuir para o processo de avanço da consciência de si e do mundo. A pesquisa abarcou as experiências de educação e de formação política no começo do século, especialmente as atividades de anarquistas, analisou a criação da Fundação Nativo Natividade durante o período de redemocratização e elaborou um balanço da formação política nos movimentos sociais nos anos de 1990.

 

 

 

  

  Luiz de Sousa Junior. Educação e política: O projeto de educação do Partido dos Trabalhadores e a Constituinte de 1988. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 1998. 163p.

Originalmente apresentado sob a forma de dissertação em Educação na Universidade Federal da Paraíba, no ano de 1994, este livro discute alguns aspectos da relação entre educação, política e partido político, em especial a construção do projeto educativo do Partido dos Trabalhadores e a disputa travada durante a Assembléia Nacional Constituinte (1987-1988) sobre a questão educacional. O autor utilizou para a realização de seu trabalho, além da bibliografia tradicional, os anais da Constituinte e material das correntes internas do PT, grupos de ativistas e militantes, até diversos outros documentos do PT, tanto de circulação interna como externa. Além disso utilizou como material de exame uma longa entrevista com o professor e deputado constituinte do PT Florestan Fernandes.

 

 

 

  Marcelo Ridenti. Professores e ativistas na esfera pública. São Paulo: Cortez, 1995. 86 p.

Investiga as “posturas políticas de esquerda assumidas com freqüência por professores e outros ativistas ligados ao Estado”, acompanhadas paralelamente da defesa de “interesses corporativos e suas categorias profissionais”. Mais especificamente, analisa “o lugar das classes médias e sua importância neste fim de século” com base nas formulações de Francisco de Oliveira. Analisa ainda os “setores de classe média tendencialmente de esquerda”, em nível internacional e no Brasil – nesse caso, com destaque especial ao PT; além da trajetória e o perfil da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes).

 

 

 

 

 

 

 

OBJETIVA DO CENTRO
 
 

AS FOTOS AQUI REPRODUZIDAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

(Vera Lucia/Acervo CSBH)

Congresso da UNE, 01 a 03 de novembro de 1982, em Piracicaba/SP

(Vera Lucia/Acervo PMH/CSBH)


Congresso da UNE, 01 a 03 de novembro de 1982, em Piracicaba/SP

(Vera Lucia/Acervo PMH/CSBH)


Ato da posse da diretoria da UNE Gestão de 1982, no TUCA

 

 

MEMÓRIA COLETIVA

Ajude o CSBH a identificar seu acervo iconográfico!
 

 
Quem aparece na foto em questão ?

(Vera Lucia – Acervo CSBH)

As pistas devem ser enviadas ao endereço: memoria@fpabramo.org.br

 

1980. AGORA EU SOU UMA ESTRELA
Na certidão de nascimento assim estava escrito: Em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, um domingo, às 11:30 horas, foi fundado o Partido dos Trabalhadores. A tomada do plenário captada pelas lentes do fotógrafo Juca Martins – a quem agradecemos a gentileza de permitir a utilização dessa sua imagem em nosso boletim – , no Colégio Sion, registra um retrato instigante das muitas histórias e pessoas que participaram da fundação do PT. Com o objetivo de estabelecer a lista dos presentes no momento inaugural do partido, o CSBH pede aos leitores do nosso boletim CSBH EM NOTAS e aos militantes que nos ajudem a reconhecer e a contatar as pessoas registradas por Juca Martins nesta foto:
(Juca Martins/Olharimagem)

Para ajudar na busca, observe o terceiro destaque da foto:

(Juca Martins/Olharimagem)


 


Veja também os destaques das edições anteriores.

As informações podem ser enviadas para memoria@fpabramo.org.br

Expediente


Edição e Redação: Gláucia Fraccaro e Carlos Menegozzo

Equipe do CSBH:
Aline Fernanda Maciel, Carlos Henrique Metidieri Menegozzo, Dainis Karepovs, Gláucia Cristina Candian Fraccaro, Maria Carolina Moraes, Mário Fernandes Ramires, Melissa Lourenço Machado, Patrícia Rodrigues da Silva, Wellington Lopes Goés.