CSBH em Notas – nº 14 (abril de 2009)
Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Abril de 2009. Número 14. CSBH EM NOTAS
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Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS
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Eduardo Tadeu Pereira. Formar à esquerda: processos de educação política no PT e na CUT: um estudo sobre a Fundação Nativo Natividade. São Paulo: Terras do Sonhar: Edições Pulsar, 2006. 104 p.
O livro de Pereira investiga as formas e modelos de educação política vigentes na trajetória institucional do movimento popular, sindical e de partidos brasileiros entre os anos 1980 e 1990. De acordo com o autor, a formação política é uma área da pedagogia que responde à anseios de um setor social vinculado a um projeto político específico cuja preocupação é a busca pela melhor maneira de contribuir para o processo de avanço da consciência de si e do mundo. A pesquisa abarcou as experiências de educação e de formação política no começo do século, especialmente as atividades de anarquistas, analisou a criação da Fundação Nativo Natividade durante o período de redemocratização e elaborou um balanço da formação política nos movimentos sociais nos anos de 1990.
Luiz de Sousa Junior. Educação e política: O projeto de educação do Partido dos Trabalhadores e a Constituinte de 1988. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 1998. 163p.
Originalmente apresentado sob a forma de dissertação em Educação na Universidade Federal da Paraíba, no ano de 1994, este livro discute alguns aspectos da relação entre educação, política e partido político, em especial a construção do projeto educativo do Partido dos Trabalhadores e a disputa travada durante a Assembléia Nacional Constituinte (1987-1988) sobre a questão educacional. O autor utilizou para a realização de seu trabalho, além da bibliografia tradicional, os anais da Constituinte e material das correntes internas do PT, grupos de ativistas e militantes, até diversos outros documentos do PT, tanto de circulação interna como externa. Além disso utilizou como material de exame uma longa entrevista com o professor e deputado constituinte do PT Florestan Fernandes.
Marcelo Ridenti. Professores e ativistas na esfera pública. São Paulo: Cortez, 1995. 86 p.
Investiga as “posturas políticas de esquerda assumidas com freqüência por professores e outros ativistas ligados ao Estado”, acompanhadas paralelamente da defesa de “interesses corporativos e suas categorias profissionais”. Mais especificamente, analisa “o lugar das classes médias e sua importância neste fim de século” com base nas formulações de Francisco de Oliveira. Analisa ainda os “setores de classe média tendencialmente de esquerda”, em nível internacional e no Brasil – nesse caso, com destaque especial ao PT; além da trajetória e o perfil da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes).
OBJETIVA DO CENTRO
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AS FOTOS AQUI REPRODUZIDAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA
Congresso da UNE, 01 a 03 de novembro de 1982, em Piracicaba/SP
Congresso da UNE, 01 a 03 de novembro de 1982, em Piracicaba/SP
Ato da posse da diretoria da UNE Gestão de 1982, no TUCA
MEMÓRIA COLETIVA
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1980. AGORA EU SOU UMA ESTRELA
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Expediente
Edição e Redação: Gláucia Fraccaro e Carlos Menegozzo |