O Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Catarina e a Fundação Perseu Abramo (FPA) realizam, nos dias 15 e 16 de novembro, seminário para de debate e construção da iniciativa O Brasil Que o Povo Quer.

Com a presença de lideranças locais e da FPA, o seminário terá mesas para discutir os desafios das forças de esquerda no Brasil e em Santa Catarina nas eleições de 2018, modelo de gestão, desenvolvimento sustentável, enfrentamento às desigualdades, políticas públicas/sociais e sistema Federativo, situação fiscal e investimentos.

Programação completa
Dia 15 novembro – quarta-feira
10h – Abertura e debate –  Os desafios das forças de esquerda no Brasil e em Santa Catarina nas eleições de 2018
Deputado Federal Décio Lima – Presidente Estadual do PT
Deputado Federal Pedro Uczai – Coordenador do Programa Governo 2018
Esther Bemerguy – Representante da Fundação Perseu Abramo, coordenadora do eixo de infraestrutura do Projeto Nacional “Brasil que o Povo Quer”

Ex-candidatos ao governo do estado:
Homenagem a Eurides Mescolotto (in memoriam) – candidato a governador pelo PT em 1982
Milton Mendes – candidato a governador pelo PT/SC em 1998
José Fritsch – candidato a governador pelo PT/SC em 2002 e 2006
Ideli Salvatti – candidata a governadora pelo PT/SC em 2010
Claudio Vignatti – candidato a governador pelo PT/SC em 2014

Partidos de esquerda e movimentos sociais de Santa Catarina
Convidado especial:
Deputado Afonso Florence (PT/BA) – Professor da PUC Salvador, formado em História pela UFBA. Foi Secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, no primeiro mandato do governo Jaques Wagner. Em 2010, foi eleito deputado federal, foi Ministro do Desenvolvimento Agrário no governo da Presidenta Dilma Rousseff e atualmente Deputado Federal (PT/BA). Foi  líder da bancada federal do PT em 2016.

14h – Mesa 1: Modelo de gestão
Nosso estado tem uma extensão territorial pequena, porém, a capital fica distante de todas as regiões. Que novas formas de governança e gestão poderiam aproximar o governo do povo catarinense?
Mesa de debates

Jerônimo Rodrigues – bacharelado em Engenharia Agronômica pela Universidade FedEnfrentamento às desigualdadeseral da Bahia (UFBA), especialização em Desenvolvimento Territorial Sustentável, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e é mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi o coordenador do Plano de Governo Participativo, estratégia de ação política pautada na participação social para a construção de um projeto de sociedade.

Debate em grupos e apontamento de diretrizes e propostas
Apresentação em plenário e volta para membros da mesa

17h – Mesa 2: Desenvolvimento sustentável
Em Santa Catarina temos biodiversidade, potencial energético e turístico e temos regiões com características diversificadas. Diante disso, como o Estado pode incentivar alternativas de modelo de desenvolvimento regional e novas tecnologias para produzir riquezas, distribuir renda e proteger o meio ambiente?

Alcides Goulart Filho – Professor de economia na UNESC (Criciúma), doutor em economia pela Unicamp, autor de vários livros, dentre eles “Formação Econômica de Santa Catarina” (2007) e Presidente da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense (APEC) – 30 min

Valmor Schiochet – Professor da FURB (Blumenau), doutor em Sociologia pela UnB, fundador do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional na FURB, autor do livro “Sociedade Civil o Social Pensado Politicamente” (2005), foi candidato a prefeito pelo PT de Blumenau (2016) e foi Diretor de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Ministério do Trabalho e Emprego (2003-2007 e 2011 – 2015) – 30 min

Debate em grupos e apontamento de diretrizes e propostas
Apresentação em plenário e volta para membros da mesa

19h – Mesa 3: Enfrentamento às desigualdades
Santa Catarina é considerado um Estado com bons indicadores socioeconômicos, mas contraditoriamente existem diferentes níveis de desenvolvimento entre uma região e outra, entre os municípios e em cada cidade há grande desigualdade na distribuição de renda e oportunidades. Como podemos alcançar um desenvolvimento mais equitativo para todos os catarinenses?

Neila Maria Viçosa Machado – Professora de Nutrição da UFSC, mestre em educação pela UFSC, trabalha com oficinas para fortalecer o Projeto de Fortalecimento do SISAN em SC e RS. É membro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina – 30 min

José Álvaro de Lima Cardoso – Economista supervisor técnico do DIEESE/SC desde 1992, doutor em Ciência Humanas pela UFSC, autor do livro “Reestruturação produtiva e mudanças no mundo do trabalho: um olhar sobre os setores têxtil e alimentício” (2004), é blogueiro e publica artigos semanais sobre economia, mundo do trabalho e Santa Catarina – 30min

Milton Pomar – Geógrafo, mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Fundação Perseu Abramo. Dissertação de mestrado tem como título “Revitalizar o Interior: o desenvolvimento econômico dos pequenos municípios do interior do RS”. É pesquisador, escritor e conferencista sobre China e diversos temas na área de economia, política, comunicação e desenvolvimento. – 20 min

Debate em grupos e apontamento de diretrizes e propostas
Apresentação em plenário e volta para membros da mesa

Dia 16 novembro – quinta-feira
9h – Mesa 4: Políticas públicas/sociais
Saúde, educação e segurança são temas fundamentais. Qual a realidade e quais são os desafios centrais das políticas públicas no estado de Santa Catarina? Como proporcionar essas e outras políticas públicas de qualidade para todos os catarinenses?

Educação
Leda Scheibe – Professora Emérita da UFSC, doutora em Educação pela PUC/SP com Pós Doutorado na Itália. Pesquisadora na área de Políticas de Formação de Professores para a Educação Básica. Foi membro do CTC da Educação Básica da Capes de 2008 a 2014. Presidente Nacional da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação) e membro do Fórum Estadual de Educação e da coordenação da Conferência Estadual de Educação Popular (CONAPE).

Saúde
Celso Luiz Dellagiustina – Médico Ortopedista e Advogado Especialista em Direito Sanitário. Foi secretário de saúde em quatro municípios. Foi coordenador da Comissão Intersetorial Bipartite de Saúde por 6 anos e membro titular da Comissão Intersetorial Tripartite de Saúde por 13 anos. Participou por mais de 10 anos da coordenação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems) e foi consultor da Comissão de Saúde da Alesc.

Segurança
Orlando Zaccone D’Elia Filho – Delegado de polícia civil do Rio de Janeiro. Doutor em Ciência Política pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Mestre em Ciências Penais pela UCAM (Universidade Cândido Mendes). Autor dos livros Acionistas do nada: quem são os traficantes de drogas (Revan, 2007) e Indignos de vida: a forma jurídica da política de extermínio de inimigos na Cidade do Rio de Janeiro (Revan, 2014). Secretário Geral da Leap Brasil (Agentes da Lei Contra a Proibição das Drogas) e integrante do Movimento Policiais Antifascismo.

Debate em grupos e apontamento de diretrizes e propostas
Apresentação em plenário e volta para membros da mesa

14h – Mesa 4: Sistema Federativo, situação fiscal e investimentos
Sabemos que o sistema federativo é bastante desigual em relação à arrecadação e distribuição dos tributos. O que dizer da arrecadação e dos incentivos fiscais em Santa Catarina? Quais as prioridades de investimentos e a transparência? Qual o papel do Estado em relação à infraestrutura (rodovias, ferrovias e mobilidade urbana), a energia, ao saneamento e outros temas?

Esther Bemerguy – Economista e especialista em Teoria Econômica (Belém – PA). Foi Secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento do governo Dilma e Secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo Lula. Atualmente coordena o eixo de infraestrutura do Projeto Nacional “Brasil que o Povo Quer”.

João Krein – Formado em Ciências Sociais é empresário e mestrando em Gestão de Políticas Públicas na Univali (Itajaí/SC). Foi bancário, dirigente sindical e Secretário de Fazenda nas administrações petistas de Blumenau e Itajaí.
 
17h – Mesa Final e encaminhamentos
Tema: aprovar documento final com as diretrizes e propostas a serem debatidas presencialmente nas regiões, setores e virtualmente pela Plataforma Digital

19h – Encaminhamentos e encerramento

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais Recentes”] [/et_pb_top_posts]