CSBH em Notas – nº 20 (outubro de 2009)
Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Outubro de 2009. Número 20. CSBH EM NOTAS
|
Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS
|
Nilton Cezar Marques Santos. Resgate da história: Partido dos Trabalhadores. São Paulo: Editora STS, 2003. 399 p.
O livro, que o autor chama de “Livro-reportagem”, é o resultado da pesquisa que Nilton Cezar Marques Santos elaborou com a intenção de trazer à tona o crescimento do Partido dos Trabalhadores durante os últimos anos, especialmente na cidade de Mauá. Para ele, este é um processo cheio de contradições e numerosos debates internos que contaram com a participação de personagens ligados aos diversos setores do movimento social e popular. A pesquisa abordou a influência da Igreja, a campanha de 1982, a atuação parlamentar do PT dentre outros momentos históricos até os primeiros anos de 2000.
Mário Pedrosa. Sobre o PT. São Paulo: CHED, 1980, 115 p.
O livro reúne textos de Mário Pedrosa sobre o surgimento do Partido dos Trabalhadores e documentos e resoluções políticas do partido tais como “Carta de Princípios” e “Manifesto do Partido dos Trabalhadores”. Lula abre o livro relembrando que o histórico militante apoiou a fundação do partido, enquanto outros políticos e intelectuais saudaram a iniciativa como simpática, mas inviável pela inexperiência política dos sindicalistas. Sobre isso, Pedrosa deixou nessas páginas uma mensagem para Lula: “Cunha-se assim com a naturalidade das coisas elementares o partido que a consciência proletária de que você e seus companheiros estão imbuídos. Isso é o penhor do futuro: fruto das tradições dos mestres nutrida do sangue dos heróis proletários”.
Carlos Alberto Furtado de Melo. Imprensa e democracia: A transformação da Folha de S. Paulo e a criação do Partido dos Trabalhadores. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais, PUC/SP. 1996. 214 p.
Resumo: “Resumo: "A teoria de que a mídia manipula a sociedade deve ser problematizada. Se é verdade que os jornais são empresas capitalistas e que possuem interesses próprios e nesse sentido buscam controlar o processo social por meio da formação de opinião, é verdade também que não se controla plenamente o resultado desse processo. Esse resultado é condicionado a uma série de elementos que se desenvolvem de um modo conflituoso e disforme. É nesse sentido que foi possível que um jornal da chamada Grande Imprensa tenha contribuído dentro de limites muito claros, como resultado dos seus conflitos internos, para a realização da idéia de um partido ligado às bases dos movimentos populares, arredio à qualquer acordo com as elites que pressuponha a exclusão dessas bases, assim como foi idealizado e construido o Partido dos Trabalhadores. Adota-se o jornal Folha de S. Paulo como caso exemplar dos múltiplos envolvimentos de atores políticos e sociais: jornalistas, proprietários de veículos de informação e políticos, envolvidos com os conflitos e as disputas políticas presentes na sociedade. Dá-se maior ênfase, porém, à análise da dinâmica interna do jornal, a política editorial, além de alguns fatores históricos (externos) como a disputa de poder no interior do regime militar e a eclosão dos movimentos populares na década de 70, tendo em vista a busca de vínculos. Esta ênfase no quadro interno do jornal se deu de maneira que se pudesse demonstrar que as posições políticas dos jornalistas influenciaram na linha editorial da FSP, o que contribuiu para a organização do Partido dos Trabalhadores."”.
OBJETIVA DO CENTRO
|
AS FOTOS AQUI REPRODUZIDAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA
Sem legenda
Carlos Alberto Caldeira. Volta Redonda
Operários em greve no interior da Villares. São Paulo.
MEMÓRIA COLETIVA
|
<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>
Quem aparece na foto abaixo?
(Eduardo Cota/CSBH)
Lançamento da Chapa 2, na Zona Sul
As pistas devem ser enviadas ao endereço: memoria@fpabramo.org.br
1980. AGORA EU SOU UMA ESTRELA
|
Para ajudar na busca, confira os destaques publicados nas edições anteriores.
Para acessar os números passados de CSBH em Notas, clique aqui.
As informações podem ser enviadas para memoria@fpabramo.org.br
ANISTIA 30 ANOS – POR VERDADE E JUSTIÇA
|
No último dia 28 de agosto, o Centro Sérgio Buarque de Holanda e a Fundação Perseu Abramo lançaram a exposição Anistia 30 anos – Por Verdade e Justiça. Documentos que estão sob a guarda do CSBH foram aqui expostos para relembrar os trinta anos dessa luta no Brasil. A repercussão da exposição foi surpreendentemente boa e o retorno do público proporcionou até mesmo novas doações, como o acervo que já está incorporado ao CSBH enviado por Beatriz Vale Bargieri. Ex-membro do CBA de Piracicaba, Marta Maria Beserra Silveira, também nos ofereceu o material acumulado durante sua trajetória. O CSBH agradece à Beatriz Vale Bargieri e à todos que nos escreveram.
Para conhecer a exposição virtual, clique aqui.
Expediente
Edição e Redação: Gláucia Fraccaro, Carlos Menegozzo, Dainis Karepovs, Melissa Lourenço Machado e Maria Carolina Moraes |