Hoje (16/09) Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozônio* cabe destacar o relatório da FAO que mostra como o Brasil é um dos países em que mais tem ocorrido aumento de temperatura, em especial em superfícies agricultáveis. Segundo o relatório, nos últimos cinco anos, Brasil, Etiópia, Indonésia e outros países da África Oriental e Ásia Central tiveram três ou mais anos em que as temperaturas diurnas máximas foram extremas com maior frequência.

Tais aumentos, segundo os autores do estudo, podem ter graves consequências na produção de alimentos, por atingirem em cheio áreas agricultáveis. Assim, embora nos últimos 10 anos o Brasil tenha reduzido o percentual de brasileiros que sofre de fome (com possível aumento dos percentuais nos últimos anos devido ao ajuste fiscal e corte de políticas que promovem a segurança alimentaria), o panorama da produção de alimentos no país é passível de alterações devido às mudanças climáticas.

Nota:

*O Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozônio é um dia instituído pela assembleia geral das Nações Unidas, através da sua resolução 49/114 de 1994, em comemoração da assinatura do Protocolo de Montreal, Esta comemoração mundial pretende ser uma oportunidade para chamar a atenção e tomar medidas de acção a nível global, regional e nacional relativa à protecção da camada de ozono (Fonte: Wikipédia)

[et_pb_top_posts admin_label=”Top Posts” query=”most_recent” period=”MONTH” title=”Mais recentes”] [/et_pb_top_posts]