A Fundação Perseu Abramo realizou na noite da quarta, 7 de outubro, o lançamento do livro Slam Nacional em Dupla – Brasil que o Povo Quer. A apresentação do livro foi parte da primeira noite do torneio Slam BNDES, dentro da programação da FLUP (Festa Literária das Periferias).

O livro retrata as etapas do torneio nacional de Slam em Dupla de 2018, criado e realizado pela Perseu, que percorreu todas as regiões do Brasil e cuja final aconteceu em maio. A história toda é contada em fotos e com a palavra dos próprios artistas, por intermédio da reprodução das poesias que chegaram às finais (pegue o seu livro aqui).

 

Meimei se apresenta no Slam. Foto: Divulgação FLUP

A FLUP, que ao longo desta semana tem reunido no Rio artistas e público em torno da cultura dos moradores das periferias, com forte ênfase na expressão do povo negro, segue até o final desta semana. Na noite desta quinta haverá nova etapa de Slam – diferentemente do torneio da Perseu, o Slam que acontece na FLUP é disputado individualmente.

 

Capa do livro

“Foi vibrante a noite de ontem”, comenta Emerson Alcalde, organizador do livro lançado pela Fundação. “Foi um encontro de combate ao racismo e a todas as formas de opressão e uma denúncia do perigo que corre a democracia”, diz.

A dupla vencedora do Slam Nacional em Dupla, Agnes e Deds, apresentou-se na festa de poesia e arte. A poetisa Meimei Bastos, também estrela do Slam, fez sua apresentação vestindo uma camiseta Lula Livre. Meimei concorre ao título nacional do Slam BNDES.

 

Emerson (de boné): “Noite vibrante”. Foto: arquivo pessoal