Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Abril de 2010. Número 26.
 

CSBH EM NOTAS



Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS
ESTAS OBRAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

 


Christian Dutilleux. Lula, Paris: Flammarion, 2005. 314 p.

O livro, feito a partir de depoimentos dados por amigos de infância, sindicalistas e militantes do PT, reconstitui a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva. Dutilleux, jornalista e documentarista francês que vive há quase 30 anos do Rio de Janeiro, com este livro, publicou a primeira biografia de Lula na França.

 

 

 

 

 


Ivo Patarra. O governo Luiza Erundina. Cronologia de quatro anos de administração do PT na cidade de São Paulo, 1989-1992. São Paulo: Geração Editorial, 1996.

O livro de Patarra traz uma cronologia detalhada das realizações e desafios do governo de Luiza Erundina na cidade de São Paulo. A primeira administração petista na maior cidade do país teve de enfrentar um contexto de grave crise econômica e a retaliação do poder oligárquico que ocupava tanto o governo federal como o estadual.

 

 

 

 

Ana Cláudia Nascimento. "Designação e referência: A identificação social em expressões que referem o Presidente Lula". Dissertação de Mestrado em Linguística, Unicamp, 2004. 71 p.

Resumo:"Analisamos, assim, como se constituem os modos de referir o presidente Lula na época da eleição e, por assim dizer, como se constituem as expressões que designam esse sujeito. Tomamos, para isso, sequencias de textos extraídos de Veja, Época e IstoÉ Gente e procuramos mostrar como o espaço enunciativo que faz funcionar esses periódicos é um espaço de política do dizer, em que o dizer se distribui desigualmente. A política do dizer constitui os espaços enunciativos, os dizeres que aí se produzem e, por assim dizer, o modo como Lula é identificado em cada uma das revistas."

A tese se encontra disponível neste link.

 


OBJETIVA DO CENTRO
 
 AS FOTOS AQUI REPRODUZIDAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

(Sem autor/ Acervo CSBH)


Líderes do PT durante o 5º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores

 

(Roberto Parizotti/ Acervo CSBH)


Tomas Borge no 7º Encontro Nacional do PT em 1990

 

(Fernanda Estima/ Acervo CSBH)

1º Congresso do PT

 

 

 

1980. AGORA EU SOU UMA ESTRELA
Na certidão de nascimento assim estava escrito: Em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, um domingo, às 11:30 horas, foi fundado o Partido dos Trabalhadores. A tomada do plenário captada pelas lentes do fotógrafo Juca Martins – a quem agradecemos a gentileza de permitir a utilização dessa sua imagem em nosso boletim – , no Colégio Sion, registra um retrato instigante das muitas histórias e pessoas que participaram da fundação do PT. Com o objetivo de estabelecer a lista dos presentes no momento inaugural do partido, o CSBH pede aos leitores do nosso boletim CSBH EM NOTAS e aos militantes que nos ajudem a reconhecer e a contatar as pessoas registradas por Juca Martins nesta foto:
(Juca Martins/Olharimagem)

Para ajudar na busca, confira os destaques publicados nas edições anteriores.


   As informações podem ser enviadas para memoria@fpabramo.org.br

 

Expediente


Equipe do CSBH: Alan Dias Fernandes, Aline Fernanda Maciel, Annita Mastantuono, Carlos Menegozzo, Dainis Karepovs, Glaucia Fraccaro, Melissa Machado, Patrícia Rodrigues, Rodrigo Cesar de Araújo Santos