O boletim CSBH em Notas nº 29 traz indicações de livros e tese acadêmica, além de imagens do acervo iconográfico da Fundação. Nas sugestões de leitura, os livros Ditadura e repressão, de Anthony W. Pereira, e  SINTTEL RJ: Uma fotobiografia de 25 anos de ação, de Maria Claudia Pereira da Silva. A indicação acadêmica é a tese "Veja – uma história do PT e do primeiro governo Lula sob a ótica das notícias", de Maxlander Dias Gonçalves.

Nas seções Objetiva do Centro e Agora Sou Uma Estrela, a história da esquerda e do PT é resgatada em imagens, num convite ao trabalho colaborativo.

 

 

 

Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Julho de 2010. Número 29.
 

CSBH EM NOTAS



Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS
ESTAS OBRAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

  

Anthony W. Pereira. Ditadura e repressão – O autoritarismo e o estado de direito no Brasil, no Chile e na Argentina. São Paulo: Paz e Terra, 2010. 335 p.

Por meio de estudo de processos ocorridos nos tribunais, Anthony Pereira demonstra que mandeira os regimes autoritários do Cone Sul conseguiram tomar o caminho para a ditadura sem abandonar completamente o sistema legal, explicando, assim, como se construiu essa dissimulação, com maior ou menor sucesso.

 

 

  

 

 

 

Maria Claudia Pereira da Silva. SINTTEL RJ: Uma fotobiografia de 25 anos de ação. Rio de Janeiro: Sinttel, 2010. 215 p.

A publicação se dedica ao registro da ação sindical dos trabalhadores em telecomunicações do Rio de Janeiro nos últimos 25 anos a partir do resgate da trajetória do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Rio de Janeiro, destacando, e textos e imagens, expressivos momentos deste período.

 

 

 

 

 

 



Maxlander Dias Gonçalves. "Veja – uma história do PT e do primeiro governo Lula sob a ótica das notícias". Dissertação de Mestrado em História, Universidade Federal do Espírito Santo, 2009.

Resumo: “O Partido dos Trabalhadores nasceu como fruto do movimento de insatisfação social que tomou conta do país desde a ditadura militar. No final da década de 70 os movimentos grevistas no ABC insuflaram ainda mais os ânimos dos descontentes. Unidos, sindicalistas, estudantes, católicos progressistas e marxistas das mais diversas estirpes, fizeram emergir um partido político diferente, que propunha um socialismo democrático, de construção de propostas coletivas e debates junto à sociedade a fim de levar o Brasil a uma outra possibilidade. Também no período da ditadura nasce a revista Veja, após algumas experiências da editora Abril com uma série de materiais impressos de boa penetração e circulação. A idéia era que o semanário pudesse oferecer informação precisa a um contingente cada vez maior de leitores, em especial os consumidores em expansão da classe média. Formar opiniões, sugerir posturas através do seu discurso, eis alguns dos objetivos da Veja. Por falar de quase tudo nestes muitos anos, a revista não deixou de retratar o PT. No âmbito do discurso da Veja nos será desvelado um partido confuso, antiquado, corrupto. No domínio deste trabalho veremos uma revista atuando politicamente, opondo-se ao PT, fazendo do seu discurso uma trincheira intransponível para idéias contrárias as suas.”

Para baixar a dissertação, clique aqui.



OBJETIVA DO CENTRO
 
 AS FOTOS AQUI REPRODUZIDAS PERTENCEM AO ACERVO DO CSBH-FPA

(Foto Zilmar Ribeiro/Acervo CSBH)

 

Ato de trabalhadores no Rio de Janeiro

 

(Foto: Norberto Avelaneda/Acervo CSBH)

 

Protesto de trabalhadores vigilantes, 1982

 
 

(Lau Polinésio/ Acervo CSBH)

 

Assembléia dos Metalúrgicos de São Paulo, 1980

 

 

1980. AGORA EU SOU UMA ESTRELA
Na certidão de nascimento assim estava escrito: Em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, um domingo, às 11:30 horas, foi fundado o Partido dos Trabalhadores. A tomada do plenário captada pelas lentes do fotógrafo Juca Martins – a quem agradecemos a gentileza de permitir a utilização dessa sua imagem em nosso boletim – , no Colégio Sion, registra um retrato instigante das muitas histórias e pessoas que participaram da fundação do PT. Com o objetivo de estabelecer a lista dos presentes no momento inaugural do partido, o CSBH pede aos leitores do nosso boletim CSBH EM NOTAS e aos militantes que nos ajudem a reconhecer e a contatar as pessoas registradas por Juca Martins nesta foto:
(Juca Martins/Olharimagem)

Para ajudar na busca, confira os destaques publicados nas edições anteriores.


   As informações podem ser enviadas para memoria@fpabramo.org.br

 

Expediente


Equipe do CSBH: Alan Dias Fernandes, Aline Fernanda Maciel, Annita Mastantuono, Carlos Menegozzo, Dainis Karepovs, Glaucia Fraccaro, Melissa Machado, Patrícia Rodrigues, Rodrigo Cesar de Araújo Santos