CSBH em Notas – nº 30 (dezembro de 2010)
O boletim CSBH em Notas nº 30 traz indicações de livros e tese acadêmica sobre a história recente do Brasil, e informações e imagens sobre o lançamento da edição nº 5 da revista PERSEU – História, Memória e Política.
Na seção Agora Sou Uma Estrela, a memória da esquerda e do PT é resgatada em imagens, num convite ao trabalho colaborativo.
Centro Sérgio Buarque de Holanda.
Dezembro de 2010. Número 30. CSBH EM NOTAS
|
Informativo mensal do Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo voltado ao público interessado na história recente da esquerda e na memória do Partido dos Trabalhadores.
LEITURAS
|
Ministério das Relações Exteriores. Cronologia da Política Externa do Governo Lula (2003-2006). Brasília: FUNAG, Fundação Alexandre Gusmão, 2007.
Efemérides dos principais fatos relativos à diplomacia brasileira no primeiro Governo do Presidente Lula.
Partido dos Trabalhadores. Cidadania e democracia – O que acontece nas cidades em que o PT é governo. São Paulo: PT/Instituto Florestan Fernandes, 2000.
O livro trata da experiência do PT em administrações municipais com objetivo de relatar políticas públicas que podem transformar cidades e fornecer alternativas de futuro.
Guilherme Gibran Pogibin. "Memórias de metalúrgicos grevistas do ABC paulista". Dissertação de Mestrado em Psicologia Social, USP, 2009.
Resumo: "Os metalúrgicos da região do ABC Paulista sofreram, desde o golpe militar em 1964, de um lado, a repressão política que impossibilitava a organização dos trabalhadores, tanto sindical como grevista; e de outro, o arrocho salarial e a carestia, causados pela política econômica do governo que, nesta época, era quem determinava os índices de reajuste salarial."
Para baixar a dissertação, clique aqui.
OBJETIVA DO CENTRO
|
O lançamento do quinto número da Revista PERSEU: história, memória e política, cujo dossiê dedicou sua atenção ao tema “Rebeliões: Motim e Revolta”, aconteceu no dia 22 de novembro de 2010 na livraria Expressão Popular, no centro de São Paulo. A data foi escolhida como homenagem ao Centenário da Revolta da Chibata. O levante da Marinha de 1910 foi abordado na revista no artigo escrito por Álvaro Pereira do Nascimento.
Outro episódio tratado nas páginas de PERSEU foi o da Rebelião de Marinheiros de 1964, em texto de Anderson da Silva Almeida, cuja dissertação de mestrado foi premiada pelo projeto Memórias Reveladas, do Arquivo Nacional. Os dois autores foram chamados ao debate no dia do lançamento da revista. Outro convidado, o teatrólogo César Vieira, autor de uma peça sobre a Revolta da Chibata, por razões de saúde não pôde comparecer ao evento. Na ocasião, também estiveram presentes dois dos participantes do levante de 1964, o editor José Xavier Cortez e Luiz Cachoeira da Silva, que contribuíram ainda mais com depoimentos e comentários nas questões debatidas pelos autores.
(Acervo CSBH)
Na Livraria Expressão Popular, mesa composta por Álvaro Pereira do Nascimento, Anderson da Silva Almeida e Dainis Karepovs (da esquerda para direita)
(Acervo CSBH)
Mesa e platéia durante o lançamento da revista PERSEU
(Acervo CSBH)
Luiz Cachoeira da Silva durante o lançamento da revista PERSEU
(Acervo CSBH)
José Xavier Cortez durante o lançamento da revista PERSEU
A equipe do Centro Sérgio Buarque de Holanda agradece a parceria e o apoio dedicados pela equipe da Livraria Expressão Popular, que gentilmente cedeu o espaço e tornou o evento possível.
1980. AGORA EU SOU UMA ESTRELA
|
Para ajudar na busca, confira os destaques publicados nas edições anteriores.
As informações podem ser enviadas para memoria@fpabramo.org.br
Expediente
Equipe do CSBH: Alan Dias Fernandes, Aline Fernanda Maciel, Annita Mastantuono, Carlos Menegozzo, Dainis Karepovs, Glaucia Fraccaro, Melissa Machado, Patrícia Rodrigues, Rodrigo Cesar de Araújo Santos
|