Solidariedade à prefeitura de Juiz de Fora (MG) e em defesa da democracia
A exposição ‘Democracia em Disputa’ promovida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Democracia e Democratização da Comunicação teve início em Juiz de Fora (MG), no dia 17 de julho de 2021, e conta a história da democracia no Brasil reunindo imagens que narram mais de meio século de episódios cruciais para a construção das instituições políticas nacionais. Ela integra a programação cultural da 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e vai percorrer diversas cidades do Brasil e do mundo, com destacada valorização pela sua relevância.
O painel instalado na fachada do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas com o registro da passagem da faixa presidencial de FHC para Lula, em 2003, despertou o descontentamento de grupos de direita da cidade que acusam toda a exposição de ser “propaganda comunista financiada por uma prefeitura do PT”.
Na quarta-feira, 21 de julho, a 1ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias Municipais da Comarca da cidade mineira de Juiz de Fora determinou a retirada de painéis que integram a exposição, um claro atentado à liberdade de expressão e à democracia, que vai ser contestado pela Prefeitura.
Viemos por meio desta expressar nossa solidariedade à Prefeitura de Juiz de Fora (MG) e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Democracia e Democratização da Comunicação nas pessoas da prefeita Margarida Salomão e do coordenador do instituto Leonardo Avritzer.
Diretora da Fundação Perseu Abramo