Nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, a edição de economia do Pauta Brasil discutiu as convergências e conflitos entre as economias brasileira e russa. Participaram do programa Eduardo Costa Pinto e Marcelo Zero, com mediação de Ellen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo.

Eduardo Costa Pinto é professor do Instituto de Economia da UFRJ e pesquisador do Ineep/FUP. Ele falou sobre as crises das instituições vividas tanto pelo Brasil como pela Rússia. “Elas são instituições criadas pelas pessoas para prever situações do futuro. O capitalismo selvagem, a recentralização de poder do tecido russo explicam muitas coisas”, disse.

Os interesses das burguesias brasileira e russa também foram comentados por Costa Pinto, que compara “o desmanchar do país”, consequência das ações absurdas da burguesia nacional, explicou.

Marcelo Zero é sociólogo e especialista em relações internacionais. Ele comentou aspectos relacionados à disputa entre Rússia e Ucrânia. “As mudanças econômicas na Rússia levaram a este embate agora com a Ucrânia. A partir de uma discurso nacionalista, reafirmando sua soberania na região”, falou.

Conexões geopolíticas, os interesses e disputas dos Estados Unidos, as analogias entre a situação russa e brasileira, os sistemas partidário e Judiciário na Lava Jato e suas consequências, a questão do petróleo, a constituição industrial russa e as análises das consequências do neoliberalismo selvagem estiveram no debate hoje. Assista a íntegra do programa aqui https://www.youtube.com/watch?v=AQIp4GYDaGk

Pauta Brasil recebe especialistas, lideranças políticas e gestores públicos para discutir os grandes temas da conjuntura política brasileira. Os debates são realizado nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelo canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube, sua página no Facebook e perfil no Twitter, além de um pool de imprensa formado por DCM TV, Revista Fórum, TV 247 e redes sociais do Partido dos Trabalhadores.

O novo programa substitui o Observa Br, programa que era exibido nas quartas e sextas-feiras, às 21h. Clique aqui e acesse a lista de reprodução com os 66 programas.