A coordenação do programa de governo do movimento Vamos Juntos Pelo Brasil (PT, PSB, PCdoB, PV, Rede, PSOL e Solidariedade) realizou nesta terça-feira (19) uma Mesa de Diálogo com integrantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O tema é considerado urgente por Luiz Inácio Lula da Silva e, por isso, a primeira conversa com o FBSP foi de extrema importância. 

 

Os representantes do FBSP apontaram que o governo federal se empenhou em melhorar os equipamentos das polícias nos governos FHC, Lula e Dilma, bem como foi realizado um intenso trabalho para melhorar a formação dos agentes de segurança. Os analistas consideram que, em função de tais investimentos, não se pode mais afirmar que falta estrutura para as corporações. No entanto, existem outros pontos que necessitam de atenção urgentemente, como é o caso da criação de um Ministério da Segurança Pública, um sistema eficiente de unificação dos dados – que até hoje não existe – e alterações em legislações anteriores à Constituição de 1988 que têm capacidade de melhorar o sistema organizacional e de governança das polícias. 

 

Outras questões consideradas importantes pelos representantes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública são a reestruturação das carreiras, o debate sobre o uso da força, atenção especial sobre o crime organizado e as milícias e a volta de mecanismos de controle de armas de fogo e munições. Além disso, houve grande convergência com relação à necessidade de se implementar mecanismos para combater a violência doméstica. 

 

Uma nova Mesa de Diálogo deve ser realizada com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A coordenação do programa de governo da chapa Lula-Alckmin vem realizando uma série de conversas com entidades, movimentos e grupos sociais para receber propostas. O objetivo é atender às demandas da sociedade na construção das diretrizes do programa de governo e, posteriormente, na atuação do governo.