Lideranças do PIT-CNT conversaram com diretores da instituição para tratar do processo de reindustrialização sul-americano e fortalecer as lutas dos trabalhadores

Foto: Sérgio Silva/FPA


Líderes sindicais uruguaios do Plenário Intersindical de Trabalhadores-Convenção Nacional de Trabalhadores (PIT-CNT) estiveram, no último dia 22/8, na Fundação Perseu Abramo.

Eles foram recepcionados pelo diretor do Núcleo de Cooperação Internacional, Valter Pomar, que apresentou os eixos principais de atuação da entidade e respondeu às perguntas dos sindicalistas. Um dos tópicos tratados foi a reindustrialização sul-americana e a integração dos países nesse setor econômico.

O presidente do PIT-CNT, Marcelo Abdala, agradeceu a conversa e sugeriu um “intercâmbio” futuro com a FPA para alcançar tal integração industrial e fortalecer as lutas dos trabalhadores.

A comitiva também visitou o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Um dos objetivos da vinda da delegação é criar mais conexões entre o ABC paulista e a região metropolitana de Montevidéu, no Uruguai¸ segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, Aroaldo de Oliveira Silva, que também responde pela IndustriALL Brasil.

A IndustriALL Brasil congrega organizações sindicais dos ramos metalúrgico, químico, têxtil e de vestuário, de alimentação, da construção civil e de energia ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à Força Sindical.

A iniciativa tem como inspiração a IndustriALL Global Union, organização mundial dos trabalhadores na indústria filiada à Central Sindical Internacional (CSI), que tem participação das duas centrais brasileiras.

Além de Valter Pomar, estiveram presentes à conversa com as lideranças do PIT-CNT a tesoureira da FPA, Mônica Valente, e o ex-presidente da CUT Nacional, Artur Henrique da Silva Santos.