Incompetência. Há risco de desabastecimento
O ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque, admite que o “desbalanceamento” entre oferta e demanda por petróleo e seus derivados, intensificado pela guerra na Europa, pode ir além do aumento de preços e provocar desabastecimento dos mercados. “Talvez não tenha diesel para atender a demanda de todos os países”, anunciou, candidamente.
Albuquerque aponta que os estoques de diesel nos Estados Unidos estão 20% abaixo da capacidade. Segundo o ministro, até os países do Oriente Médio foram afetados e perderam 40% da capacidade de armazenamento desse combustível.
Ele declarou que os estoques estão sendo acompanhados regionalmente pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). SegundoA ideia é manter os estoques em níveis mais elevados, quanto mais os tanques de armazenamento estão distantes das refinarias.
O ministro lembrou que a preocupação com a desabastecimento levou o governo a construir um comitê de monitoramento, formado por órgãos do governo, para acompanhar a situação. Sobre a alta dos preços, Albuquerque disse que essa não é uma preocupação só do Brasil, mas do mundo.
“Na retomada econômica do mundo em 2021, começou a haver aumento da demanda. Ocorre que a oferta não se recupera imediatamente. O aumento da produção leva um tempo”. •