Reportagem publicada na revista britânica The Economist, que circula desde sexta-feira, 15, questiona se “Bolsonaro pode tentar roubar a eleição no Brasil”. Chamando o chefe do Executivo de “Trump dos trópicos”, a semanal inglesa lembra que o presidente americano não aceitou sua derrota, o que culminou na invasão do Capitólio por parte de seus apoiadores.

E lembra que o mandatário brasileiro disse, à época, que “sem voto impresso, vamos ter problema pior que dos Estados Unidos”. A revista é alarmista sobre as intenções do líder da extrema-direita brasileira.

“Ele pode tentar um golpe. Nos Estados Unidos, ninguém pensou que o Exército iria tentar apoiar a tentativa de golpe de Donald Trump. No Brasil, algumas pessoas não têm certeza do que altos escalões militares poderiam fazer”, diz.

Segundo a revista, “Bolsonaro está em apuros” e não pode mais alegar que é um outsider na política ou um presidente que acabou com a corrupção para vencer as eleições deste ano. O texto ainda aponta que ele está em desvantagem “seguindo as regras” e, por isso” tenta reescrevê-las”. 

A Economist ainda lembra dos ataques de Bolsonaro e seus apoiadores às urnas eletrônicas e as fake news espalhadas por eles. Para a revista, a derrota é quase certa e ele deveria “jogar limpo” na disputa eleitoral. •