Ex-assessor de Trump é condenado como resultado de uma das investigações sobre o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro. Ele havia desafiado o Congresso Nacional

 

A situação de Donald Trump vai se complicando. Na sexta-feira, 22, Stephen Bannon, ex-assessor principal de Trump nos tempos da Casa Branca, foi condenado por duas acusações de desacato ao Congresso, meses depois de ter desafiado uma intimação para responder a perguntas do comitê da Câmara que investiga o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, numa tentativa de impedir Joe Biden de assumir o cargo. Bannon é guru da família Bolsonaro.

O veredicto de culpado veio após semanas de discursos acalorados de Bannon do lado de fora do tribunal federal em Washington, um longo processo de seleção do júri e um julgamento em que um juiz prometeu evitar que se tornasse “um circo político”.

A decisão chegou um dia depois que o vídeo de Bannon apareceu brevemente em uma audiência pública do comitê da Câmara que havia esnobado, enquanto os investigadores mostravam um clipe dizendo que Trump planejava declarar vitória nas eleições de 2020, não importa o que acontecesse.

Embora Bannon tenha sido considerado culpado de um crime de processo de baixo potencial, sua condenação foi a primeira de um assessor próximo de Trump a resultar de uma das principais investigações sobre o ataque ao Capitólio. Outro ex-assessor de Trump, Peter Navarro, também foi acusado de desacato depois de desafiar uma intimação do comitê e deve ir a julgamento em novembro.

Bannon, que deixou a Casa Branca em 2017, foi indiciado em novembro passado. O desprezo ao Congresso é um crime de contravenção, com cada acusação punível com multa de até US$ 1.000 e um máximo de 12 meses de prisão. Na época, a apresentação de acusações foi amplamente vista como um teste decisivo para saber se o Departamento de Justiça adotaria uma postura agressiva contra qualquer um dos principais aliados de Trump, enquanto a Câmara procura investigar as ações do ex-presidente e seu círculo íntimo antes e durante o ataque. •