31 de julho de 2003 – Paraty, no rio, promove a primeira FLIP

Homenageando o poeta Vinícius de Moraes, acontece entre 31 de julho e 3 de agosto de 2003, em Paraty (RJ), a primeira edição da Festa Literária Internacional de Paraty. Naquele ano, participaram das celebrações nomes como Chico Buarque, Paul Auster, (foto acima) Don DeLillo, Luis Fernando Verissimo, Julian Barnes, Milton Hatoum, Eric Hobsbawm e o então ministro da Cultura, Gilberto Gil.

A Flip, como ficou conhecido o evento que lota as ruas de pedra da pequena cidade colonial e a converte na capital mundial da literatura, foi idealizada pela inglesa Liz Calder, sócia-fundadora da editora Bloomsbury, detentora da franquia infanto-juvenil Harry Potter.

Além da programação voltada para o mundo editorial, com a realização de feiras, palestras, oficinas e debates, a Flip também abriga shows, filmes, peças de teatro e exposições de artes visuais, extrapolando os limites de um festival literário para se transformar numa grande celebração da cultura brasileira no plano internacional.

O sucesso da Festa Literária permitiu consolidar o evento, que a cada ano homenagearia um nome do universo literário brasileiro.  Vinícius de Morais foi seguido por Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Jorge Amado, Oswald de Andrade, Machado de Assis, Millôr Fernandes e Ana Cristina Cesar, entre outros.

 

1º de agosto de 2010 – com Lula, queda do desmatamento na Amazônia

Em 1º de agosto de 2010 a Amazônia registrou sua menor taxa de desmatamento desde 1977. Foram 2.296 quilômetros quadrados desmatados entre agosto de 2009 e julho de 2010 — queda de 48% em relação ao mesmo período entre 2008 e 2009. Os dados são do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Entre as medidas que causaram a queda (pelo segundo ano consecutivo) estava o lançamento, em 2004, do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia. No âmbito desse plano, criaram-se Unidades de Conservação, intensificou-se o monitoramento e o controle do desmatamento, combateu-se o crime organizado e implementaram-se programas de apoio às prefeituras que detinham as maiores taxas de desmatamento.

Para burlar o monitoramento via satélite, os madeireiros ilegais alteravam constantemente o padrão de desmatamento, que vinha se concentrando em pequenas áreas distantes entre si. Em resposta, o governo determinou ações conjuntas do Ibama, Polícia Federal, Exército e Força Nacional de Segurança.

A desaceleração no desmatamento, tendência que se confirmaria nos anos seguintes, foi uma das principais responsáveis pela redução da emissão de gases do efeito estufa pelo Brasil, conforme meta estabelecida pelo governo no âmbito da COP-15, em 2009.

 

 

1º de agosto de 2008 – Classe C cresce e vira maioria

Com Lula, pela primeira vez na história nacional, a classe média se tornou a maior parte da população brasileira. É o que demonstrou a pesquisa “A Nova Classe Média”, lançada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas em 1º de agosto de 2008. Com base em dados do IBGE, o estudo apontou que 51,89% da população se encontrava então na classe C — aproximadamente 100,5 milhões de brasileiros.

A expansão da classe C, que ocorreu simultaneamente ao encolhimento das classes D e E, se mostrou a principal referência do novo processo de ascensão social no país. O Índice de Gini também apresentou queda no período: de 0,627 em 2002 para 0,584 em 2008. Analisados em conjunto, esses dados apontam redução da desigualdade e aumento da renda, combinados ao crescimento econômico no período.

O fortalecimento de uma nova classe trabalhadora e o consequente aumento da classe média estavam diretamente ligados à ampliação do emprego formal, com carteira assinada, no país: junho de 2008 assistiu ao recorde de 1,881 milhão de novos postos de trabalho criados em 12 meses.

 

 

Outras datas históricas

08/1798: Conjuração Baiana (BA), movimento pela emancipação da Bahia, pedia o fim da escravidão e independência da Bahia.

01/08/1930: Nasce em Deguin, na França, Pierre Bourdieu, que se tornaria sociólogo e autor do conceito de “economia das trocas simbólicas”.

01/08/1960: Independência de Benin, fazendo parte do conjunto de países que conquistaram suas independências no continente africano. 1960 ficou conhecido como o “Ano Africano”.

03/08/1960: Independência da República do Níger, fazendo parte do conjunto de países que conquistaram suas independências no continente africano, naquele ano.