Líder da extrema-direita ataca as mulheres e enfrenta duras críticas. Já Lula diz que povo lembra do seu governo e sente saudade. “Esse Brasil vai voltar”

 

O primeiro debate entre candidatos à Presidência da República ocorreu no domingo, 28, em clima agitado e marcado pela polarização entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva, líder em todas as pesquisas e atacado pelos adversários, e o líder da extrema-direita Jair Bolsonaro.

Ao participar do debate na Band, uma tradição da campanha eleitoral no Brasil desde 1989, Lula teve a chance de lembrar tudo o que fez pelo povo brasileiro quando foi presidente e assumiu o compromisso de fazer ainda mais. “Não posso voltar e fazer menos que fiz”, disse.

O ex-presidente lembrou que pegou o Brasil destruído em 2003, com inflação acima de 10% e desemprego acima de 12%. E, depois de consertar a economia e promover a maior inclusão social da história, deu dignidade aos brasileiros.

“Era um país que o povo tem saudade. O país do emprego, em que o povo tinha o direito de viver dignamente e de cabeça erguida. E esse Brasil vai voltar”, garantiu. Ele reagiu a uma provocação da candidata Soraya Thronicke (União), que alfinetou dizendo que os feitos de Lula eram uma fantasia. “A senhora diz que não viu este país acontecer, mas o seu motorista viu, o seu jardineiro viu, a sua empregada doméstica viu”.

Os trabalhadores ainda se lembram do tempo em que podiam tomar café da manhã, almoçar e jantar e ver seus filhos entrando na universidade. “Os pobres cresceram, conquistaram cidadania, foram respeitados. E é assim que vai voltar a ser”, prometeu Lula.

Já o candidato Jair Bolsonaro perdeu o controle e partiu para cima das candidatas Simone Tebet (MDB) e a própria Soraya, atacando ainda a jornalista Vera Magalhães. As redes sociais e grupos que acompanhavam o debate foram categóricos em apontar que as mulheres reprovaram o ataque do líder da extrema-direita. Ele ainda teve de ouvir Ciro Gomes (PDT) dizer que Bolsonaro é um corrupto. “Estou falando da sua falta de escrúpulo. Você corrompeu todas suas ex-esposas, todas envolvidas em escândalos. Você corrompeu seus filhos”, disse. •