Rei Charles retira títulos e príncipe Andrew deixa residência real
Carlos III do Reino Unido e dos territorios da Commonwealth – Wickmedia

O Rei Charles III retirou todos os títulos reais do príncipe Andrew e ordenou que ele deixe o Royal Lodge, em Windsor, numa medida sem precedentes desde a abdicação de Edward VIII, em 1936.

Andrew, agora referido apenas como Andrew Mountbatten-Windsor, perderá os títulos de Duque de York, Conde de Inverness e Barão de Killyleagh, além de ser removido da Ordem da Jarreteira e da Ordem Real Vitoriana.

Reação e repercussões

A decisão ocorre após novas revelações sobre o envolvimento de Andrew com o criminoso Jeffrey Epstein e as acusações de assédio sexual feitas por Virginia Giuffre, que faleceu em abril de 2025.

Segundo o Palácio de Buckingham, a sanção foi tomada “para preservar a integridade da monarquia britânica”. O príncipe William teria apoiado a decisão.

Andrew continuará oitavo na linha de sucessão, mas será realocado para uma propriedade particular em Sandringham, custeada privadamente pelo rei. O caso é visto como um marco de ruptura dentro da família real, com Charles e William tentando reconstruir a imagem da monarquia sob valores modernos e maior transparência.