27 de março de 1953 – Nasce Luiza Helena de Bairros

Natural de Porto Alegre (RS), Luiza Helena Bairros nasceu em 27 de março de 1953. Ela foi um dos principais nomes do Movimento Negro Unificado. Ministra da Secretaria de Políticas Públicas da Igualdade Racial durante o primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff, durante sua passagem por Brasília, foi responsável pela criação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, com o objetivo de implantar políticas públicas de promoção de igualdade racial e combate à discriminação.  Luiza faleceu aos 63 anos, em 2016, vítima de um câncer no pulmão. “Sua obra permanece viva e continua sendo símbolo da luta contra o preconceito e em favor das melhores causas da vida política nacional”, disse Dilma.

 

31 de março de 1964 – Golpe depõe Jango da Presidência

Em 31 de março de 1964, o general Olímpio Mourão Filho, comandante da 4ª Divisão de Infantaria, sediada em Juiz de Fora (MG), mandou sua tropa marchar em direção ao Rio de Janeiro (RJ), precipitando o golpe que vinha sendo articulado por generais, empresários e governadores de oposição ao governo do presidente João Goulart.

No dia seguinte, as tropas que partiram do Rio para garantir a ordem acabaram confraternizando com os rebeldes. O general golpista Arthur da Costa e Silva, então, declarou-se titular do Ministério da Guerra, sem encontrar resistência por parte da oficialidade leal ao governo.

A sede da União Nacional dos Estudantes, onde se tentava articular a resistência ao golpe, foi incendiada com a conivência da polícia do governador da Guanabara, Carlos Lacerda. Outras manifestações em defesa do governo foram reprimidas no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em outras capitais.

Em 2 de abril, sem apoio militar, Jango foi de Brasília para o Rio Grande do Sul. A oposição consumou o golpe no Congresso, declarando vaga a Presidência da República. O presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assumiu o lugar de Jango, subordinando-se a uma junta militar. Passados dois dias, João Goulart exilou-se no Uruguai.

 

 

25 de março de 2009 – Lula lança Minha Casa Minha Vida

Com foco na construção de moradias populares subsidiadas pelo Estado, Lula lançou em 25 de março de 2009 o programa Minha Casa Minha Vida, que nasceu de uma articulação inédita entre o governo federal e movimentos de luta por moradia. No cenário econômico marcado pela crise internacional, a necessidade de aquecer o mercado se aliou à necessidade de reduzir o déficit habitacional — estimado em 5,99 milhões de domicílios em 2009.

O programa MCMV alcançou o objetivo de garantir moradia popular — especialmente a famílias de menor renda, uma vez que 80% do déficit se concentrava naquelas que ganhavam até R$ 1.800 mensais. O programa ainda gerou emprego e permitiu crescimento econômico por meio da construção civil. O MCMV foi responsável pela criação de 1,7 milhão de empregos, dos quais 1,2 milhão diretos e 500 mil indiretos.

Dado o sucesso do programa, uma nova etapa do programa foi anunciada no último ano de Lula. Até o final do governo Dilma Rousseff seriam contratadas 4,2 milhões de casas e 2,7 milhões entregues, beneficiando cerca de 10 milhões de brasileiros e brasileiras em 96% dos municípios brasileiros.

 

30 de março de 1982 – Nasce a democracia corinthiana

A eleição de Waldemar Pires à presidência do Corinthians, em 30 de março de 1982, abriu espaço para uma ousada experiência de gestão no futebol brasileiro: todas as decisões do clube passaram a ser tomadas pelo voto de jogadores, funcionários e comissão técnica.

A chamada Democracia Corintiana deu resultados em campo e contribuiu para popularizar o movimento pelo fim da ditadura. Além do líder Sócrates, Wladimir, Casagrande, Biro-Biro, Zenon e outros tornaram-se porta-vozes da redemocratização. A palavra “democracia” estampava o uniforme do time. A partir de 1984, na esteira da derrota da Emenda Dante de Oliveira, o movimento começou a definhar.

Outras datas históricas

25/03/1922: Fundação do Partido Comunista do Brasil, posteriormente intitulado Partido Comunista Brasileiro (PCB).

30/03/1935: Aliança Nacional Libertadora, a frente ampla que une socialistas, comunistas, católicos e democratas, reúne no Rio de Janeiro 10 mil em ato contra o fascismo, o imperialismo e pelos direitos da cidadania. Luís Carlos Prestes foi aclamado presidente de honra da organização.

30/03/1948: Nasce Neusa Santos Souza, psicanalista, militante antirracista, que abordou os aspectos sociológicos e psicológicos da negritude.

26/03/1959: Nasce Gustavo Codas Friedmann, ex-diretor de Itaipu e colaborador da Fundação Perseu Abramo.

27/03/1982: Realizado em São Paulo o 2º Encontro Nacional do PT.

29/03/2010: Lula lança o Programa de Aceleração do Crescimento 2.