Após receber 1.446 inscrições, e a definição de três turmas, o curso de pós-graduação em Gestão e Políticas Públicas, promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPS-SP), definiu os palestratens das primeiras aulas presenciais. A primeira turma irá se encontrar para a aula presencial no dia 30 de agosto.

A abertura programada do curso, alunas e alunos poderão ouvir o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, e o diretor da Fundação Escola de Sociologia Política de São Paulo, o cientista político Aldo Fornazieri. Também estará presente na abertura o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Integrando a programação, também haverá palestras de Luiz Dulci, ex-presidente da Fundação Perseu Abramo, ex-ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República e diretor do Instituto Lula, e Nelson Machado, ex-ministro da Previdência e doutor em contabilidade pública.

No dia 31 de agosto será o dia de ouvir palestrantes como os ex-prefeitos petistas Elói Pietá (Guarulhos), vice-presidente da Fundação Perseu Abramo na gestão passada, e o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias (Belo Horizonte), ambos integram o Diretório Nacional do partido. Luizianne Lins (Fortaleza), atual presidenta do diretório estadual do PT do Ceará, e o ex-governador e ex-ministro das Cidades, Olivio Dutra (Rio Grande do Sul) também confirmaram presença. Olívio atualmente é presidente de honra do PT gaúcho.

As aulas da primeira turma serão realizadas no Hotel Braston, no centro da capital paulista (Rua Martins Fontes, 330, Consolação – SP), de 30 de agosto a 1º de setembro.

Com o total de 400 horas de carga total horária, o curso, com duração de seis meses, prevê 1/3 de aulas presenciais e 2/3 de aulas à distância e está estruturado em cinco módulos: Estado e Gestão Pública; Políticas Públicas e Planejamento Governamental; Experiências de Planejamento Urbano e Estudo de Casos; Estratégia de Gestão de Políticas Públicas; Finanças Públicas e Administração Financeira e Orçamentária.