Entre os dias 18 e 20 de março foi realizado o encontro de abertura da 10ª turma do Curso de Especialização Gestão Estratégica em Políticas Públicas, uma parceria entre a Fundação Perseu Abramo (FPA) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O encontro presencial que iniciou o curso ocorreu na cidade de Teresina, Piauí. Esta turma tem previstas atividades presenciais na cidades de Teresina e Fortaleza, caracterizando a primeira experiência de trabalho conjunto, apoio e organização de dois diretórios estaduais do PT.

Formaram a mesa de abertura e fizeram a saudação e considerações iniciais aos presentes: Joaquim Soriano, diretor da FPA, Renato Dagnino, professor da Unicamp responsável pelo curso, Antônio José Medeiros, presidente da Fundação Cepro, que representou o governador do Piauí, Wellington Dias, Irene Nogueira Costa, secretária de Formação Política do PT-PI e Antônio Alves Filho, secretário de Formação Política do PT-CE.
Participaram dos trabalhos no encontro de abertura do curso filiados e filiadas ao PT de nove estados – Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins, totalizando 144 matriculados.

O momento de encerramento dos trabalhos, no domingo (20/03), contou com a presença da senadora Regina Souza, presidenta do PT-PA que discursou para os alunos sobre a situação política do país e a importância das atividades de formação de militantes para aprimorar as gestões petistas em todo o país, para resistir ao golpe em andamento e para a construção do futuro que todos esperam.

Em 2013 a Fundação Perseu Abramo iniciou um novo projeto de formação para a militância do PT por meio dos cursos de especialização, difusão e de mestrado profissional. Até o momento, cerca de 3.200 filiados e filiadas do PT se interessaram e buscaram fazer parte das 10 turmas do curso de especialização já abertas, cinco delas já finalizadas, com um total de 840 concluintes. Atualmente, estão em andamento quatro turmas totalizando 630 participantes efetivos.

O curso de especialização é destinado a filiados e filiadas do PT que tenham graduação concluída e que prioritariamente atuem como dirigentes públicos, gestores e servidores públicos de carreira, parlamentares, apoiadores de organizações da sociedade civil, de entidades e movimentos sociais e de entidades sindicais, e de outras formas de organização popular e de trabalhadores.