Parte central do projeto do Núcleo de Opinião Pública para 1997, a pesquisa Cultura Política e Cidadania, cujos resultados gerais são aqui apresentados, dá início à produção própria da Fundação Perseu Abramo voltada à investigação do imaginário social brasileiro, com vistas a subsidiar a ação política do PT e fomentar o debate público sobre as instituições políticas, a construção da cidadania e o aprofundamento da democracia.
Além desta introdução, o presente relatório está dividido em cinco capítulos e um sumário conclusivo. O primeiro capítulo traz os dados do perfil da amostra, representativa do eleitorado brasileiro, caracterizando a fonte primária dos resultados. O segundo apresenta quatro cenários do 1o turno da disputa presidencial, razões da intenção de voto nos cinco principais candidatos, potencial de voto e rejeição de 8 possíveis postulantes e dois cenários de 2o turno. O terceiro trata do desempenho dos 3 Poderes, avalia 10 áreas de atuação do executivo federal, a expectativa diante da eventual reeleição de FHC e traz as avaliações do Plano Real, do poder de compra, da questão do desemprego e da capacidade de o PT gerir a economia do país, incluindo as expectativas em relação à estabilidade do Real diante da eventual eleição de Lula. O quarto trata da imagem dos partidos e do PT em particular, finalizando com o conhecimento dos projetos dos governos petistas, o impacto da saída de dirigentes e de denúncias contra o PT (CPEM). No quinto capítulo, há um retrato da evolução de indicadores de nossa cultura política, passando pela adesão a valores democráticos, tolerância com minorias e concepções de democracia, cidadania e socialismo.
No arquivo do Núcleo de Opinião Pública está disponível o conjunto dos resultados cruzados por macrorregião, capitais/interior, porte do município, sexo, idade, escolaridade, PEA e não-PEA, renda familiar, etnia e religião e pelas variáveis políticas de preferência partidária, intenção de voto no 1o turno e avaliação do governo FHC.